segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

FAÇA O QUE EU FALO, NÃO O QUE FAÇO...

Eu, Marcos Reis, casado, músico e professor, prometo que após este post farei minha contribuição à Desciclopédia no verbete Brasileiro. Qual seria minha contribuição?

s. m.: Aquele que acredita em tudo o que é veiculado na internet e nem sequer procura saber se as fontes são confiáveis. Ativos em desserviços nas redes sociais. (ainda pretendo melhorar mais esse texto, tenho tempo...)

Recentemente um site chamado “furosedescobertas” - assim mesmo, tudo junto – reportou o que seria o maior escândalo esportivo dos últimos tempos: O Clube Atlético Paranaense entregou o título da Copa do Brasil para o Flamengo.

Para não correr o risco de ser leviano disponho o link para que cheguemos às conclusões. (Ah, tiraram a página do ar, que pena!!)

Então, vamos aos fatos?

Embora eu seja Flamenguista eu tenho um bordão e quem me conhece sabe que é assim mesmo que penso; “O Flamengo não paga minhas contas, é o contrário!”. Então não defendo uma posição do Flamengo só porque é o Flamengo. Quando a contratação do Adriano ainda era uma possibilidade eu já me posicionava contra e acho que foi por conta de um movimento desastroso da gestão que culminou o famoso e polêmico episódio da Copa União 1987.

Então fui atrás da verdade. Se a veracidade dos fatos fosse confirmada garanto que eu mesmo enviaria e-mails para a diretoria do Flamengo – pra mim isso é gostar de time e não ficar esperando torcedores rivais em tocaias na esquina.

E nem foi tão difícil assim apurar. O próprio post do site que se denomina contra a Rede Globo – e deve ser puro recalque pois, para o site, o mal da Globo seria a manipulação de informações? Que bonito! É exatamente o que o site fez! – traz o no rodapé um link do Blog do jornalista Tim Vickery. A propósito, ele não atualiza esta página do link desde dezembro de 2012.

Tim Vickery é um corresponde inglês da BBC que vive no Brasil desde 1994. Ficou famoso pelas denúncias sobre a manipulação do sorteio dos grupos na Copa do Mundo de 1998 (aquela do Ronaldinho “tremendão”). De vez em quando ele acha uns podres do futebol. Ele está sempre no ar pela ESPN Brasil.

Rapidamente Tim foi alertado por um de seus amigos via Twitter sobre a matéria:

O jornalista até pensou que fosse algo relacionado ao jogo propriamente dito, algum fato que ocorreu no estádio.
Mas vejam a timeline dele:

Você pode clicar aqui também afinal o Twitter é público

Bom, se um sujeito escreve um texto e tenta pegar carona em um nome de um jornalista famoso é porque ele não quer ser identificado, certo? Não vou nem questionar então o mérito ou não, qual time era melhor ou não ou quanto o CAP recebe da Caixa.

Não digo que o futebol brasileiro é a maravilha impecável do mundo mas esse texto é insustentável apenas por isso, não quero nem ir à frente. E inventar histórias usando reportagens com credibilidade é muito fácil, qualquer um faz, quer ver?

EXTRA, EXTRA!

Cruzeiro já tem suas chances na Libertadores comprometidas!

A apreensão de mais de 400 quilos de entorpecentes compromete a campanha do Cruzeiro na Libertadores. Segundo apurações o título do Campeonato Brasileiro foi financiado por Zezé Perrella, ex-presidente do clube. Segundo as mesmas fontes a intervenção da Polícia Federal compromete o capital para comprar jogos da competição internacional. 

A motivação para tal se deu pois seu maior rival, o Clube Atlético Mineiro, ser o vencedor da última edição do certame e os dirigentes da Raposa sentiram que deveriam responder à altura. Para isso os financiadores da empreitada aumentaram os volumes do transporte de drogas para levantar fundos. Como a demanda aumentou consideravelmente a chance de ser apanhado também aumentou e foi exatamente o que aconteceu.

Desculpa, “furosedescobertas”! A Globo pode até manipular! Mas pelo menos quem escreve os textos mostra a cara!

Acusações mais fundadas, por favor! Aliás, considerando os prováveis escribas de tal balela não poderia deixar de fazer isso:

Desejo a vocês uma ótima segunda!!! E o choro é livre!

Nenhum comentário: