quarta-feira, 19 de novembro de 2008

MUSIC & AUTOMOBILE, uma interface possível

TAGUATINGA (...eu vou...) Repasso mais um convite cultural. Este envolve duas de minhas maiores paixões: Música e Carros.
Segue o convite (Clique na figura para ampliar...):

RECITAL & EXPOSIÇÃO DE PARTITURAS RELACIONADAS A CARRUAGENS E AUTOMÓVEIS, desde 1816 a 1973


Na próxima segunda feira (24/11) às 19 horas o público brasiliense poderá visitar uma exposição das mais interesssantes.



Trata-se do "MUSIC & AUTOMOBILE, uma interface possível". Pesquisa inédita que foi realizada pelos professores da UnB e pianistas DIB FRANCISS e JACI TOFFANO.



A exposição que acontece no ano em que se comemora o centenário do lançamento do "FORD Modelo T" e mostrará uma coleção partituras datando de 1816 a 1973, todas relacionadas com o tema carro. O foco da pesquisa é o automóvel nos seus primeiros anos, porém há várias partituras de cronologia anterior.



O evento tem entrada franca e acontecerá no MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA (SGON Quadra 1 Lotes 180/200 • Brasília • DF/Tel.: (61) 3225.3000, ao lado do Palácio do Buriti). A abertura do evento será às 19h30 uma apresentação musical com músicos da cidade, trajados com roupas da época que tocarão e cantarão selecionadas partituras temáticas.



Essa investigação científica visa mostrar como a chegada do automóvel na sociedade impactou de maneira indelével também a indústria do entretenimento.



O trabalho surgiu do desejo de unir as duas paixões do pianista Dib Franciss: música e carros antigos. Entusiasmado colecionador dessas raridades automotivas do início do século XX e também professor pesquisador do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da UnB, Dib Franciss mergulhou profundamente nessa pesquisa acadêmica.



Durante todo o ano de 2008 foram colecionadas e catalogadas centenas de partituras que estabeleciam essa interface nunca antes explorada: música e automóvel. Além das melodias belíssimas, o que mais impressiona são as capas ricamente ilustradas, algumas em litogravura.



A presente pesquisa já rendeu um convite aos pesquisadores para publicar no site da AACA (Antique Automobile Club of America), um dos portais de maior relevância sobre o antigomobilismo nos EUA, e referência para o resto do mundo.



Após o recital de lançamento do evento, durante duas semanas a exposição poderá ser visitada e os interessados terão também a oportunidade de escutar alguns registros fonográficos raríssimos, alguns datando de 1902, gravados em cilindros de gramofone e remasterizados.



Essa será sem dúvida uma opção de entretenimento das mais raras que o brasiliense já teve.



Pode parecer insólito para um Museu de Automóveis abrir espaço e oportunidade para apresentações musicais. Entretanto, para Roberto Nasser, Curador do Museu do Automóvel em Brasília, não há discrepâncias. "Automóvel, assim como música, são interpretações culturais de momentos, modos e tendências. E se complementam."





VALE A PENA CONFERIR !!





Informações pelos fones:



CEAM-UnB: 3307-2939 / 3307-2403



Museu do Automóvel: 3225-5000



Nenhum comentário: