quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Coldplay vs Satriani: plágio?


TAGUATINGA (exagero) Não demorou muito para que o ação movida pelo guitarrista estadunidense Joe Satriani (que já foi assunto de uns dos posts) contra o grupo Coldplay por plágio tomasse grandes dimensões (em canção que está sendo bastante tocada e, com esse rebuliço, é bem provável que tenha bastante repercussão mesmo, nem que seja a título de curiosidade do público para saber se é, de fato, mesmo um plágio). Ao estudar correntes da música de vanguarda temos de alguns pioneiros deste movimento a justificativa de novas experimentações pois a música "não tinha mais para onde expandir", ou "uma idéia musical acaba sempre lembrando outra", ou "é normal se guiar por uma composição para criar outra".

Apesar do enorme, grande, gigante respeito que tenho por Joe Satriani, por suas obras, monumentais, acredito que ele excedeu um pouco com esta ação. Ouço Joe desde muito novo. É uma pena que muitos ainda não o conheçam mas o fato é que ele é bastante conhecido tanto que alguns fãs que perceberam a semelhança entre as trilhas, que você pode conferir ao clicar aqui.

Realmente a semelhança é muito grande mas, isso pode acontecer.

Mais razões que me fazem acreditar na teoria do exagero: Creio que eles maquiariam mais, sem contar que eles fazem uma idéia de um 7/8 falso que seria mais ou menos uma quebrada que ocorre na música mas apenas deslocada. E, tá certo que a progressão é a mesma... Mas se fosse uma bossa eu não falaria nada, estamos falando de rock.

Rock costuma usar acordes mais sóbrios o que limita o número de acordes, portanto, limita também as combinações.

Quanto à melodia quem compõe sabe que muitas vezes pensa-se primeiro na harmonia e, a partir do que foi criado, vem uma melodia. Inclusive notei isso em algumas canções do Joe como "Always With Me, Always With You" e "Cryin" (pode ser até impressão minha mas a técnica existe). No Coldplay eu nunca notei pois nunca ouço mas creio que aconteceu exatamente isso: Eles seguiram a "onda" da cadeia harmônica. E só nas três notas iniciais de cada frase, o resto não tem nada a ver, nem notas e nem ritmo.

Mas também não acredito em má-fé do Satriani. Eu já tive um caso de plágio. Fiquei revoltado. Muitos me convenceram desistir até porque na época eu não era muita coisa. Me arrependo pois tinha provas e testemunhas, até hoje tenho. A música parou de tocar e ninguém se lembra mais. Confidenciei com um dos músicos que a gravou e ele disse: "Poxa! Eu sabia que essa música não era dele, não tem o mesmo estilo. E é a melhor do CD". Mas estamos falando de 9 anos atrás e eu me prometi não falar mais disso.

Ele vai ficar chateado um tempo, se sentir lesado, mas seria mais ou menos como o Piquet processar por plágio as equipes de F1 pela manta térmica nos pneus, ou pelo reabastecimento em pleno GP, ou pela "caixa-preta"(rsrs)...

Ou seja: é uma idéia boa! Mas alguém "chegou" primeiro...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Caraca!!! O Congresso Destruído???

TAGUATINGA (ainda nem se compara) Confesso que fiquei sentido com esta cena. Depois me lembrei do WTC. Imagine o que os americanos não sentiram...



Detalhe que no YT o povo achou legal pois isso seria a limpeza do parlamento. Só para lembrar: O que foi destruído é o anexo I do congresso. Os senadores ficam no II e os deputados no IV.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pedido de Desculpas

ÁGUAS CLARAS (...realmente, nisso eu poderia ter sido melhor...) Pessoas! Venho aqui pedir desculpas pelo desaparecimento súbito (e duradouro) deste blogueiro que vos tecla. Justamente por estar na reta final do PAS/UnB e, com isso, o final do ano, os compromissos foram ficando cada vez mais apertados.

Meio que em cima da hora precisei "montar" uns aulões intensivos para a galera do CECB que fez o PAS e deixei aqui meio abandonado.

Resumo da ópera: Acabou que não pude ir à sala dos professores e ainda não tive contato com as provas mas já fiquei sabendo que mais uma vez, a exemplo do ano passado, a música foi abordada em uma questão aberta. Então, quem tiver disposção, peço que me enviem... Pode ser fotocópia, fotografia, em sinais de fumaça ou em código morse...

Alguns também deixaram comentários justamente pedindo ajuda sobre a relação da música na prova do PAS. A estes também peço desculpas. Mas se queiserem manter contato fiquem à vontade (isso se vocês me desculparem...)

Ps: Flávio Rodrigues, pode entrar em contato comigo no e-mail para conversamos (se ainda der tempo...) e mande abraços à Cristina Grossi.