terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

SUPERTÔNICA ( 2o.Ano ) - Ondas

TAGUATINGA (...quero um desses) Em primeiro lugar vou explicar rapidamente a razão do post ser SUPERTÔNICA.
Existem sete notas musicais, certo? Dependendo da tonalidade as notas ou acordes mudam suas funções. Então, para não haver problemas na hora de fazer qualquer análise, sobretudo da Harmonia, damos nomes segundo suas funções, e então, eles podem ser manipulados tranquilamente. Ex: Tônica, é o primeiro grau (então, quando o assunto for diretamente relacionado ao 1o. ano, usarei esse título) Supertônica é o segundo grau e Mediante o terceiro. Ué, não são sete? Ah! Claro! É porque usarei apenas os três nos Posts, mas lá vai: 4o. Subdominante, 5o. Dominante, 6o. Superdominante e 7o. grau, depende: pode ser Sensível ou Subtônica.
Chega de blábláblá e vamos ao que interessa!!!


O que vocês notam de interessante no violino além da sua transparência? Só uma colocação: o violino toca de verdade! Mas observe que algumas partes não foram substituídas - pelo que provavelmente seja acrílico - e ainda usam madeira. Essas duas madeiras têm o nome de cavalete (por fora do instrumento) e "alma"(por dentro), é isso mesmo, ALMA.

O cavalete trasmite a "mecânica" produzida pelas cordas ao tampo superior. A vibração, passa também pela alma e também se propaga até o tampo inferior. A combinação de vibrações entre os dois tampos é que caracteriza o timbre do violino.

Nenhum comentário: