sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Supertônica

TAGUATINGA (Reanimando a série) Bom, Já faz um tempinho que eu deveria ter postado isso aqui. É uma dica do meu irmão Daniel Jr e é um tanto interessante para os alunos do 2o. ano, que já estudaram ondulatória.

Primeiro veja este vídeo de um órgão na Croácia. Como vocês acham que o som é formado?
Até que foi fácil, né? E esse aqui?

Eu sei que você encontrará relatos de que ele é um Hidraulofone... Seria uma classificação nova. Na verdade, a água empurra o ar. É o deslocamento do ar que passa pelos filetes do tubo. No primeiro exemplo a água empurra o ar que está dentro de algo parecido com caixas de mámore e escapa por um orifício devidamente afinado. O segundo é uma variação do primeiro. QUando o "player" impede a passagem de água pelos orifícios essa água tem de sair por algum lugar. Isso cria um deslocamento de ar no tubo.

Mas a principal diferença entre os dois é que o segundo é possível determinar quais notas devem ser tocadas. O da Croácia depende da movimentação das águas do mar, das marolas...

Assim que eu achar o esquema eu posto aqui...

Fiquei com raiva agora pois meu irmão tinha achado todo o esquema mecânico da trapizonga e eu fiz o favor de perder... A razão do post é que eu precisava de uma desculpa para ouvir de novo o segundo vídeo rsrsrsr....

Nenhum comentário: