terça-feira, 28 de julho de 2009

Barrichello, Massa e a Mola...

Impressionante o que tenho ouvido falar sobre o acidente do Massa. Que foi um grave acidente ninguém duvida, entretanto, parece ser esse o único ponto pacífico nessa situação.

Tenho ouvido tanta coisa... Tal como: "Não basta o Barrichello ser azarado por ele agora ele é azarado pelos outros!" - Essa afirmação, neste mesmo incidente já não tem sustentação alguma. Pelo menos pelo incidente em si Barrichello é uma cara de muita sorte!!!

Por quê? Ah! Achei que não iam perguntar...

Ainda bem que essa peça se soltou em uma curva de média velocidade bem próximo aos boxes, aliás, ele percebeu na hora que havia algo de errado com o carro. Primeiro ponto: carros quebram; segundo ponto: carros de corrida quebram mais ainda pelo esforço estrutural ao qual são submetidos; terceiro ponto: imaginem isso num Parabólica, na "finada" Peraltada, na Eau Rouge? Pela peça em si ele corria mais risco que qualquer um, risco de se estampar num muro, risco de capotar por cima do guard-rail (algumas mortes no automobilismo acontece assim), etc...

"Mas ele até chorou durante a transmissão! Ele tem culpa!" - Bom! Peças e objetos irem de encontro ao capacete é mais normal do que se pensa. Sem contar que ele nem apertou e muito menos colocou a peça, pelo contrário, ele corria o risco de perda de controle do bólido. O que ele sentiu foi uma coisa muito próxima que eu senti quando um amigo meu foi acidentado bem à minha frente quebrando uma das costelas (guardadas as devidas proporções, lógico)... Certamente ele não sentiu o que o Ickx sentiu no acidente com o Bellof (esse sim quase enlouqueceu e ainda assim também foi uma situação de corrida) mas ficou emocionado porque é um amigo dele. Simples!

"Mas então o Massa que é azarado!" - Existe um ditado muito comum nos autódromos e kartódromos: "Não existem prêmios ou punições. Existem consequências." E a sucessão dos fatos resultaram essa consequência. Como já dito peças podem ser atiradas com o bólido em movimento. Frequentemente vou aos kartódromos amadores e vejo as pessoas andando de viseira abertas. Não sabem o risco que correm!

Até quando você vai tirar carteira de moto se aprende isso: Viseira é fechada! Isso porque existem moscas, pedras e etc. Aliás, tenho um primo que teve um problema sério num olho por conta de uma mosca (isso mesmo!) enquanto andava de moto com viseira e tudo... Mas isso tudo é detalhe nesse assunto.


A foto é do meu capacete e a marca foi de uma borracha que veio de encontro à minha cabeça a cerca de 90km/h no kartódromo do Guará. 

Quando alguém usa compostos mais duros e, por acaso, pega aquela borracha acumulada ao lado do traçado, depois, em uma velocidade superior, quase sempre nas retas, esse "graining" não fica no pneu. Ele é "expulso" pela força centrífuga do pneu. O barulho dentro do capacete é de assustar. Imaginem isso direto no rosto? Imaginem agora uma coisa que pesa 800g com o triplo da velocidade...

O capacete do Felipe é um Schuberth. Dispensa apresentações, vocês já devem ter ouvido falar muito sobre ele nos noticiários. Não será exagero ou sensacionalismo algum se eles algum dia afirmarem que o capacete salvou a vida do Massa pois é verdade. Mas, mesmo assim, se fosse mais uns 5 cm ao centro do capacete muito provavelmente estaríamos vendo o funeral dele no YT! Sobre esse escopo pergunto: O cara é mesmo azarado???

"Não tinha caixa-de-brita que reduziria o impacto!" Retruco: Quantos pilotos perderam o controle nessa curva e conseguiram controlar os carros pela nova área de escape (e todos eles preferem assim mesmo, como está)?

"Então é negligência da FIA. Deviam colocar um "canopy", igual a dos caças!" - Concordo que o que aconteceu à Massa e Surtees foram muito próximos e graves mas, pensem, no mesmo fim de semana, se o Tony Kanaan estivesse num "canopy"? Se tentar "salvar" de um jeito o outro lado pega... Talvez seja melhor campeonatos virtuais, quem sabe?? Acho que o monoposto aberto é muito melhor para resgates e na fuga por iniciativa do próprio piloto. Perguntem isso ao Tony...

Resumo: Infelizmente aconteceu. Culpados? Tavlez ninguém e talvez todos como eu, que assisto e sou fã pelo esporte. A FIA eos campeonatos tentam ao máximo zelar pela segurança mas, chegar aos 100% é muito difícil.

FORZA, MASSA!
ESPERO QUE VOLTE, E VOLTE BEM!

Um comentário:

Joao Paulo disse...

COm certeza. COncordo com o Grande musico, e piloto MArcos...

Cabuloooso!

JP