quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Coldplay vs Satriani: plágio?


TAGUATINGA (exagero) Não demorou muito para que o ação movida pelo guitarrista estadunidense Joe Satriani (que já foi assunto de uns dos posts) contra o grupo Coldplay por plágio tomasse grandes dimensões (em canção que está sendo bastante tocada e, com esse rebuliço, é bem provável que tenha bastante repercussão mesmo, nem que seja a título de curiosidade do público para saber se é, de fato, mesmo um plágio). Ao estudar correntes da música de vanguarda temos de alguns pioneiros deste movimento a justificativa de novas experimentações pois a música "não tinha mais para onde expandir", ou "uma idéia musical acaba sempre lembrando outra", ou "é normal se guiar por uma composição para criar outra".

Apesar do enorme, grande, gigante respeito que tenho por Joe Satriani, por suas obras, monumentais, acredito que ele excedeu um pouco com esta ação. Ouço Joe desde muito novo. É uma pena que muitos ainda não o conheçam mas o fato é que ele é bastante conhecido tanto que alguns fãs que perceberam a semelhança entre as trilhas, que você pode conferir ao clicar aqui.

Realmente a semelhança é muito grande mas, isso pode acontecer.

Mais razões que me fazem acreditar na teoria do exagero: Creio que eles maquiariam mais, sem contar que eles fazem uma idéia de um 7/8 falso que seria mais ou menos uma quebrada que ocorre na música mas apenas deslocada. E, tá certo que a progressão é a mesma... Mas se fosse uma bossa eu não falaria nada, estamos falando de rock.

Rock costuma usar acordes mais sóbrios o que limita o número de acordes, portanto, limita também as combinações.

Quanto à melodia quem compõe sabe que muitas vezes pensa-se primeiro na harmonia e, a partir do que foi criado, vem uma melodia. Inclusive notei isso em algumas canções do Joe como "Always With Me, Always With You" e "Cryin" (pode ser até impressão minha mas a técnica existe). No Coldplay eu nunca notei pois nunca ouço mas creio que aconteceu exatamente isso: Eles seguiram a "onda" da cadeia harmônica. E só nas três notas iniciais de cada frase, o resto não tem nada a ver, nem notas e nem ritmo.

Mas também não acredito em má-fé do Satriani. Eu já tive um caso de plágio. Fiquei revoltado. Muitos me convenceram desistir até porque na época eu não era muita coisa. Me arrependo pois tinha provas e testemunhas, até hoje tenho. A música parou de tocar e ninguém se lembra mais. Confidenciei com um dos músicos que a gravou e ele disse: "Poxa! Eu sabia que essa música não era dele, não tem o mesmo estilo. E é a melhor do CD". Mas estamos falando de 9 anos atrás e eu me prometi não falar mais disso.

Ele vai ficar chateado um tempo, se sentir lesado, mas seria mais ou menos como o Piquet processar por plágio as equipes de F1 pela manta térmica nos pneus, ou pelo reabastecimento em pleno GP, ou pela "caixa-preta"(rsrs)...

Ou seja: é uma idéia boa! Mas alguém "chegou" primeiro...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Caraca!!! O Congresso Destruído???

TAGUATINGA (ainda nem se compara) Confesso que fiquei sentido com esta cena. Depois me lembrei do WTC. Imagine o que os americanos não sentiram...



Detalhe que no YT o povo achou legal pois isso seria a limpeza do parlamento. Só para lembrar: O que foi destruído é o anexo I do congresso. Os senadores ficam no II e os deputados no IV.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pedido de Desculpas

ÁGUAS CLARAS (...realmente, nisso eu poderia ter sido melhor...) Pessoas! Venho aqui pedir desculpas pelo desaparecimento súbito (e duradouro) deste blogueiro que vos tecla. Justamente por estar na reta final do PAS/UnB e, com isso, o final do ano, os compromissos foram ficando cada vez mais apertados.

Meio que em cima da hora precisei "montar" uns aulões intensivos para a galera do CECB que fez o PAS e deixei aqui meio abandonado.

Resumo da ópera: Acabou que não pude ir à sala dos professores e ainda não tive contato com as provas mas já fiquei sabendo que mais uma vez, a exemplo do ano passado, a música foi abordada em uma questão aberta. Então, quem tiver disposção, peço que me enviem... Pode ser fotocópia, fotografia, em sinais de fumaça ou em código morse...

Alguns também deixaram comentários justamente pedindo ajuda sobre a relação da música na prova do PAS. A estes também peço desculpas. Mas se queiserem manter contato fiquem à vontade (isso se vocês me desculparem...)

Ps: Flávio Rodrigues, pode entrar em contato comigo no e-mail para conversamos (se ainda der tempo...) e mande abraços à Cristina Grossi.

sábado, 29 de novembro de 2008

Nunca Vi...



Já viram isso???

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

MUSIC & AUTOMOBILE, uma interface possível

TAGUATINGA (...eu vou...) Repasso mais um convite cultural. Este envolve duas de minhas maiores paixões: Música e Carros.
Segue o convite (Clique na figura para ampliar...):

RECITAL & EXPOSIÇÃO DE PARTITURAS RELACIONADAS A CARRUAGENS E AUTOMÓVEIS, desde 1816 a 1973


Na próxima segunda feira (24/11) às 19 horas o público brasiliense poderá visitar uma exposição das mais interesssantes.



Trata-se do "MUSIC & AUTOMOBILE, uma interface possível". Pesquisa inédita que foi realizada pelos professores da UnB e pianistas DIB FRANCISS e JACI TOFFANO.



A exposição que acontece no ano em que se comemora o centenário do lançamento do "FORD Modelo T" e mostrará uma coleção partituras datando de 1816 a 1973, todas relacionadas com o tema carro. O foco da pesquisa é o automóvel nos seus primeiros anos, porém há várias partituras de cronologia anterior.



O evento tem entrada franca e acontecerá no MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA (SGON Quadra 1 Lotes 180/200 • Brasília • DF/Tel.: (61) 3225.3000, ao lado do Palácio do Buriti). A abertura do evento será às 19h30 uma apresentação musical com músicos da cidade, trajados com roupas da época que tocarão e cantarão selecionadas partituras temáticas.



Essa investigação científica visa mostrar como a chegada do automóvel na sociedade impactou de maneira indelével também a indústria do entretenimento.



O trabalho surgiu do desejo de unir as duas paixões do pianista Dib Franciss: música e carros antigos. Entusiasmado colecionador dessas raridades automotivas do início do século XX e também professor pesquisador do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da UnB, Dib Franciss mergulhou profundamente nessa pesquisa acadêmica.



Durante todo o ano de 2008 foram colecionadas e catalogadas centenas de partituras que estabeleciam essa interface nunca antes explorada: música e automóvel. Além das melodias belíssimas, o que mais impressiona são as capas ricamente ilustradas, algumas em litogravura.



A presente pesquisa já rendeu um convite aos pesquisadores para publicar no site da AACA (Antique Automobile Club of America), um dos portais de maior relevância sobre o antigomobilismo nos EUA, e referência para o resto do mundo.



Após o recital de lançamento do evento, durante duas semanas a exposição poderá ser visitada e os interessados terão também a oportunidade de escutar alguns registros fonográficos raríssimos, alguns datando de 1902, gravados em cilindros de gramofone e remasterizados.



Essa será sem dúvida uma opção de entretenimento das mais raras que o brasiliense já teve.



Pode parecer insólito para um Museu de Automóveis abrir espaço e oportunidade para apresentações musicais. Entretanto, para Roberto Nasser, Curador do Museu do Automóvel em Brasília, não há discrepâncias. "Automóvel, assim como música, são interpretações culturais de momentos, modos e tendências. E se complementam."





VALE A PENA CONFERIR !!





Informações pelos fones:



CEAM-UnB: 3307-2939 / 3307-2403



Museu do Automóvel: 3225-5000



segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ópera em Águas Claras (by Rossini)

TAGUATINGA (...todos, no fundo, se sentem como Fígaro...) Para quem não conhece ou não tem muita intimidade com Óperas vale a pena assistir a montagem do Barbeiro de Sevilha no teatro da Caesb, o Teatro Águas Claras. Infelizmente não estarei presente devido à minha agenda mas já vi algumas montagem da obra. Como costumo dizer que as óperas não seguem os padrões dos filmes "roliudianos" (kkkk) mas, quem não gostar do personagem "faz-tudo", o Fígaro, eu me rendo...

Segue o convite que recebi do barítono Tiago, que participa da montagem (se não visualizar corretamente clique na imagem). Ele também me enviou o mapa do local, que vocês podem ver ao clicar aqui.




A quem for, tenham um bom espetáculo! E me contem tudinho... O que achou, as impressões e, é claro, a performance do Opera Estudio.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Lendas Urbanas (talvez nem tão urbana assim...)

BRASÍLIA (caramba) - Apenas repasso mensagem que recebi de uma amiga de longa data...


LIÇÃO DE CIDADANIA

Bom Jesus de Itabapoana - 89,23% de votos nulos
O município de Bom Jesus de Itabapoana deu um exemplo raro, talvez inusitado, de cidadania. Por estar contra o único candidato a prefeito, pelos seus antecedentes e despreparo, dos 26.863 eleitores que compareceram às urnas, 20.821 decidiram, conscientemente anular o voto ...
Os votos nulos alcançaram 89,23% dos votos válidos. Um exemplo de coragem e esclarecimento dessa população que usou o seu poder de escolha.
Com isso o TRE terá que fazer nova eleição e o candidato alijado não poderá se candidatar novamente. O interessante é que esse fato não foi divulgado em nenhuma mídia.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Aquarela do Brasil by Renault

TAGUATINGA - Meu caros, observem aqui o que é possível se fazer com um bom ouvido e com o domínio das rotações de um motor... Tá certo que é tudo computadorizado mas é legal

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Para Pensar...

TAGUATINGA (ainda bem que não sou o único) Calei-me à minha insignificância. Talvez por me sentir totalmente isolado e incompreendido... Como encontrei aqui, neste texto, algum "alento", deixo para vocês pensarem... Achei alguém que pensa como eu!!!


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O Que Nos Impulsiona?

TAGUATINGA (vocês já fizeram essa pergunta?) Este blog começou como um aferramenta para que o alunos pudessem ter um canal de informação a mais sobre as músicas que fazem parte do objeto de avaliação do PAS/UnB. Como o interesse ainda era pouco acabei tomando outros caminhos, falando de muitas outras coisas.

Mas notei que ultimamente as pessoas tem entrado por aqui (um abraço para a Ana e um anônimo, que deixaram comentários) em busca de informações do PAS então, com isso, vou votar a falar disso tudo...

Um brinde para a terceira etapa: Marte, da Suite dos Planetas, de Gustav Holst.

A peça é um tanto complexa, então, recomendo que a ouçam com este vídeo aqui:

O vídeo não tem muito a ver com o que Holst quis transmitir não. A peça é do início do século XX e a tecnologia espacial ainda estava engatinhando e os estudos da astronomia muito limitados (mas com seriedade, claro). Além do fato da música ter se baseado bem mais na origem do nome do planeta (Marte, o trazedor da guerra). Mas o que me chamou atenção foi a complexidade da sonda descrita no vídeo. Eu fico pensando: O que impulsiona esses caras?

Transformo e repasso a pergunta a vocês: O que anda impulsionando vocês em relação ao PAS/UnB? 

Volto em breve para falar mais sobre o PAS/UnB, ok?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Por Essas E Outras Evito Falar de Política

ÁGUAS CLARAS (...até que tento entender...) Conheci um argentino que cuidava das relações culturais entre Brasil e Argentina. Tinha contato direto com o embaixador "hermano" em Brasília, e, por conta disso, já toquei em duas oportunidades na embaixada argentina e fundou a ICBA, Instituto Cultural Brasil-Argentina. Seu nome era Gustavo (não me lembro o sobrenome dele, esse é o problema que se tem quando se conhece esses caras importantes gente-fina que dizem: Sr. Tal? Senhor está no céu! Pode me chamar de Gustavo) e não raramente ele me convidava para tocar uns tangos entre outras músicas argentinas e é por isso que conheço um pouco mais da música portenha.
Certa vez ele me vem com ua conversa sobre política e ele ficou espantado com minha reação quando disse que não conversava sobre política: "O argentino respira política, afinal, ela está em todos os lugares" - obviamente ele está certíssimo.
Então eu disse: "Ok, vamos falar sobre política!". Expliquei que não entendia coisas na política, como isto. Fiz uma pergunta e a resposta ficou no ar. Quer saber qual é a pergunta? Vou resumi-la assim: "Você já confiou o voto a um polítco para depois ele propor e aprovar algo que te prejudicou?"
Eu já! E não apenas a mim. Quer o exemplo? Desde 2000 o GDF não contrata os aprovados em concursos que estejam na fase final de sua graduação, o que era possível até 1999. Isso é só um exemplo! Posso falar por horas de outras coisas...
Ora! Em determinados momentos a Igreja pede que não apoiem politicos pró-aborto ou pró-casamento homossexual (ou homoafetivo, argh, esses termos POLITICAMENTE corretos). O que mudou? Qual é a conveniência agora?



Sinceramente, não apoio nem deixo de apoiar e nem me importo se a Marta Suplicy ganha ou perde em SP, mas, para os colegas "irmãos": Ela é a que tem menos culpa nesse negócio, viu! Afinal, está desempenhando o papel dela, de política. Tem algum político mais por aí?

Eu só quero que alguém me explique: O que mudou???

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Agora, uma de verdade!

Pra não ficar chato lá vai uma charge que, ao contrário da minha, revela a real personalidade das figuras principais do GP do Japão... É do Bruno Mantovani, aliás, vale a pena dar uma olhada no blog dele...

domingo, 12 de outubro de 2008

Critérios dos comissários da FIA - Charge


Bom, sobre o GP do Japão vocês já dever ter lido à beça...

A verdade é que como fui dormir um pouco cedo pra acordar e ver a corrida não consegui dormir depois... Então resolvi fazer a charge, na cama mesmo, pra ver se o sono voltava. 

Pode até ser uma inverdade, aliás, eu mesmo não acredito nisso, mas que pensei por um milésimo de segundo isso eu pensei... Na verdade, muitos pensam que as decisões são todas fundamentadas em pura conveniência para a decisão postergada do campeonato. Pode ate ser também...

Não se importem com as traduções erradas e com o péssimo desenho, afinal: eu não falo francês, eu não falo japonês e sou músico e não desenhista (apenas brinco às vezes)... Além do fato que já eram 4 horas da matina... Mas foi bom que consegui dormir...

Clique para ampliar.

sábado, 11 de outubro de 2008

Hoje, na esplanada, 85 mil pessoas. E quantos cidadãos??


TAGUATINGA (...espero que tudo mude...) Fatos como o ocorrido hoje, na esplanada dos ministérios, durante a exibição da Red Bull Racing, me fazem lembrar porque meu pai evitava me levar a eventos gratuitos com  muitas pessoas, pra falar a verdade alguns pagos tem as mesmas característiacas (lembrando que não estou falando da organização que, aliás, para o porte do evento foi magnífica, mas estou falando mais das pessoas que frequentaram o evento): A GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS NÃO TEM NOÇÃO DE CIDADANIA E ALTRUÍSMO.

Desculpem se eu gritei mas é porque já me cansei dessa falsa solidariedade brasileira que todos falam, mas ninguém põe em prática. Também me cansei de seguir, em algums situações, SOZINHO e BOBAMENTE preceitos ensinados por meus pais. Quem me conhece de verdade sabe que tento melhor a cada dia nesse quesito, por exemplo: Acho tão lógico, em um cruzamento, você segurar um pouquinho o carro para que quando o sinal abra em outro sentido você não fique lá, atrapalhando o outro fluxo causando mais congestionamento e buzinaço. Como se o que tem por si só já não fosse o bastante. Mas muitos bocós insitem a fazer achando que "ganhando a vez" estão mais no lucro que no prejuízo. As pessoas estão mais inteligentes para a tecnologia e outras ciências mas em outras coisas...

Explicarei o motivo da minha revolta. Trata-se de meu direito e o meu dever perante o direito do próximo.

O evento da RBR estava com horário previsto para as 10 horas. Eu, como pai de uma criança de 7 anos, pensando no bem-estar dela, decidi (e ensino isso pra ele) que deveríamos chegar cedo para escolhermos um lugar mais confortável, com sombra. Cheguei exatamente às 9:08 (me lembro exatamente da cena) e lá estava, um lugar não excelente mas consideravelmente agradável para ver o evento. Crianças tem a paciência curta e meu filho já estava com a sua na reserva: "Papai, vai demorar muito?". E eu respondia: "Vai demorar um pouco! Mas vale a pena, pode acreditar!". Poucos minutos pude complementar: "Olha lá! Preferia ficar aqui na sombra por mais tempo ou lá no sol com aquele espaço mínimo?" - mostrando o outro lado da avenida. Momentaneamente o convenci mas justamnte agora que iniciam os problemas.

Os espertos que chegaram por volta das 10:15 (os organizadores avisaram que o evento começaria efetivamente às 10:30, e começou exatamente na hora. Parabéns à organização!) foram subindo em cima das árvores. Nada contra! Desde que não deixassem coisas das árvores caindo em cima dos que estavam embaixo.

Entendem o direito? Como o instantâneo comprova, dois rapazes em um galho aparentemente fino. Ou seja: Eu, que chego com antecedência, preciso mesmo ficar à mercê da "perícia" de um andador de árvores? Não seria nada agradável um rapaz de aproximadamente 70 Kg à 2,5m de altura na minha cabeça... Houve reclamações. Houve também bate-boca. Os rapazes não queriam descer. Membros da organização pedem a descida. Tudo em vão. Quando o brasileiro acha que está certo em algo o mundo que se dane!!! Só pra constar, o evento começou na hora com as motos, carros antigos e outras atrações, mas o F1 de verdade só demorou porque muitos insitiam em ficar em lugares proibidos. Teve até carro guinchado. Até que um oficial policial passa. O caso é colocado para ele. Ele pede que desçam. Forma-se um coro dos "desce" e outro do "a árvore é pública". O policial explicou que é dever da polícia zelar pela segurança e que a situação realmente aparentava risco. Daí muita gente começa a insultar o policial. Só um parêntesis: paciência tem limite... E insultar policial só confirma a ignorância. Sem contar que muitos só colocavam lenha na fogueira por nada e queriam que o circo pegasse fogo, talvez, para um diversãozinha à mais e talvez uma historinha pra poder contar depois. Tem muita gente que não tá nem aí: se é com os outros quanto pior, melhor será, sem nenhum critério só porque deu vontade na hora...

Acabou que os caras ficaram lá mesmo em cima e eu desconfiado aqui embaixo, juro, morrendo de vontade de ir embora mas, como prometido ao meu filho, esperar valeria a pena.
Pra ele creio que valeu. Mas eu só fiquei pensando neste texto do Arnaldo Jabor:

Por:
Arnaldo Jabor
- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;

Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;

Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade...

Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.

- Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.

Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.

Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.

Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que  ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.

O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.

Um povo que se conforma em receber uma esmola  do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.

 Brasileiro é um povo honesto. Mentira.

Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.

O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.


- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira.

Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

- O Brasil é um pais democrático. Mentira.

Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas  sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.

Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.


Democracia isso?  Pense !

O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.

No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
Afinal somos penta campeões do mundo né?? ?
Grande coisa...

O Brasil é o país do futuro. Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro !?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar...

O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.
  

Será que muda???

A Fórmula 1 Está em Brasília!


TAGUATINGA (antes um canadense que um argentino rsrssr) A F1 está de volta à Brasília depois de longos 34 anos. Aquelas vezes que o carro do Schummy esteve por aqui (salvo engano, 1998 e 2006) não conta pois não botaram a barata pra andar. Pois hoje andou e com uma Red Bull o canadense Robert Wickens quebrou o recorde do argentino Carlos Reutemann.


A piadinha não dava pra deixar passar, né?

Amanhã levarei o Johnny pra ver a bagaça andar nas ruas de Brasília. As fotos que conseguir tirar decentemente postarei aqui...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

33 Centésimos Faz Diferença?

ÁGUAS CLARAS (será apenas para diversão) Se acha que não para mim fez toda a diferença. Deixei pra fazer minha tomada de tempo do campeonato da Free Kart no último dia. À tarde choveu pra burro e quase desisti de fazer minha tentativa. Resolvi ir e a pista ainda estava molhada. Primeira volta virei 41 segundos alto. Alguns pontos foram secando e mesmo com a pista "semi-seca", (ou semi-molhada), por míseros 33 centésimos garanti minha participação na próxima etapa visto que classificam os 12 melhores tempos e o meu foi o... décimo segundo!

Legal! Mas já tive várias experiências largando do fundão. Será apenas diversão. Certa vez larguei em último também e consegui chegar em segundo. Mas teve batida, meu kart estava bom... várias coisas ocorreram. Coisas que podem não acontecer novamente. Mas estarei lá e, se a oportunidade pintar...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Semana Para Esquecer O Automobilismo

ÁGUAS CLARAS (preciso de uns três dias para descanso) O fato ocorrido neste último domingo e os demais lances de azar para Felipe Massa realmente é uma daquelas coisas que fazem parte do esporte, aliás, todas as atenuantes do esporte são magníficas...

Bom, como estou voltando à forma, marquei o segundo tempo classificatório para a corrida válido pelo campeonato do Free Kart. A sorte ajudou um pouco também, choveu no final do mês mas eu já havia feito um bom tempo.

E, no sorteio, achei que a sorte estaria do meu lado: Peguei o kart #12, segundo lugar na última bateria. O kart realmente estava muito equilibrado mas, no warm up, o kart falhou. Puxa mangueira, mexe no "carbura", tenta pegar... Não pega... Durante 10 voltas de warm up não consegui fazer uma completa...

Regulamento é regulamento: não pode trocar a não ser que não consigam fazer funcionar. Funcionava, mas morria de novo. Acho que por esse motivo não fiquei tão chateado com o que aconteceria depois.

Já alinhei no grid pensando que ia pular lá pra trás. Nem larguei bem, mas também não larguei mal. Quando vi que não dava pra pra ir pra cima do Rone já fui adquirindo um traçado defensivo. O Rone abria cerca de 3 décimos por volta e eu com um cara me cafungando mas, de repente, o motor pára de falhar:

- Esquentou! - pensei... E o Rone virando 33.6. Nessa volta, a 5, virei 33.7:

- Dá pra buscar! - e mandei bala... A três curvas antes de completar a volta acontece algo. A rotação sobe e a traçao diminui. Quebrou...

Uma pena! Eu tinha kart pra ir pra cima e, quem sabe, conseguir a tão desejada e esperada vitória. Ainda consegui cruzar em décimo... E no campeonato caí um bocado, de terceiro pra sétimo.

Semana horrível! Mas terça-feira tentarei fazer um bom tempo...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Video Games Live - Brasília

TAGUATINGA (choveu de novo e meu instrumento desestabilizou novamente)  Não é só pelo motivo que fui convidado pelo Villa-Lobos Symphony mas o programa vale mesmo a pena!

Neste Domingo, 28 de setembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães haverá um show que já é auto-denominativo: Video Games Live.
 
São trilhas sonoras de joguinhos que foram (ou são até hoje) sucesso entre várias gerações. Pra você que adora o mundo dos arcades é uma grande pedida.

Já houve uma audição do VGL no ano passado mas eu estava trabalhando em outro evento e fiquei chupando o dedo... Acho que continuarei a chupar o dedo pois estarei a trabalho... Quem for me conta os detalhes pois estarei ocupado com as complexas e magníficas convenções orquestrais. Realmente soa muito bem, como é que pode? 

Claro que eu não ia deixar vocês sem um petisco: Sejam felizes... 

Mas vale a pena ver e ouvir ao vivo...

Então, com licença pois tenho partes para estudar.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Reis + 5a. Etapa = 20 pts




ÁGUAS CLARAS (adoro cheiro de gasolina!!!) Estão aí dois instantâneos muito especiais:
O Primeiro é especial pois voltei a correr a pouco tempo, após pequena intervenção de minha esposa mas com a devida liberação (tardia, mas fui autorizado) para voltar a praticar o kartismo que eu tanto gosto. Após de me recuperar da perna quebrada ainda tive a oportunidade de competir mais uma vez, naquela prova que eu descrevi aqui como a minha "saideira". Voltei pesado pra burro, no limite de peso da minha categoria, sem a "pegada" característica de um kartista em atividade (mesmo o amador, como eu sou, é claro) mas, graças à um kart muito equilibrado marquei o quarto tempo e, sinceramente, ainda estou tentando entender porque larguei em quinto... A verdade é que isso não importa mais pois por eu largar em quinto fiquei na melhor tomada da curva mais difícil depois da largada. Caí pra sexto mas os caras (principalmente o quarto) bateram após a bendita curva e eu fui lá na sujeira para passar todo mundo e ficar em terceiro. Até aí tudo bem! Mas a emoção ficou garantida pelos 6 ou 8 décimos que o cara que vinha atrás tirava toda volta. Meu kart não estava bom! Parecia que eu tava dirigindo uma carreta carregada. Nas últimas voltas ele colou e tive que assumir uma postura totalmente defensiva. Meu braço tá todo estourado até agora mas consegui segurá-lo e garantir mais um trofeuzinho para a coleção e, pela minhas contas, estou em terceiro no campeonato com apenas duas provas. Em compensação a briga pelo campeonato está praticamente fechada entre o Rone VB e o Hugo Zuany mesmo primeiro e segundo respectivamente.
A segunda é por um fato raro, até então único, no clã dos Reis (ou Reis All, como chamaríamos nos DesKartáveis, para quem não sabe é uma lusão ao clã Rahal, que se destacou na década de 80 e 90 nos EUA e ainda mantém um representante mais novo nas pistas). Meus dois irmãos, que correm na categoria B, foram segundo e terceiro lugar, com o meu terceiro na categoria C é a primeira vez que todos nós subimos no pódio numa mesma etapa.
Os instantâneos são ou não especiais???
PS: Aconteceu alguma coisa com esse editor aqui do Blog pois não consigo dividir os parágrafos.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Partitura Créu!

TAGUATINGA (preciso de um relógio e uma bazuca...) Como já dito para alguns eu consegui a partitura do Créu. Com pentagrama, claves, notinhas musicais e tudo mais...

Se você for menor de 18 anos não clique aí embaixo. É claro que se trata de uma brincadeira, apenas...

E eu fiquei 8 anos no Conservatório, mais 4 na Escola de Música de Brasília, mais 4 na Universidade de Brasília sem contar os cursos extras na UFBA, Academia Lorenzo Fernandez (RJ) para decifrar isso...

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Supertônica - O Socorro...

TAGUATINGA (... é, amigo...) Bom, sobre o post anterior o meu irmão já amndou um e-mail pra mim " remandando" o tal link da traquitana.



Ele me adiantou o croqui com os esquemas dos tubos é esse aí. É só clicar na figura aí embaixo...



Legenda: C=Dó, D=Ré, E=Mi, F=Fá, G=Sol, A=Lá e h=Si (para notação alemã).


Valeu aê, brow!

Segue um texto que veio anexo:

Órgão do Mar - na cidade de Zadar, Croácia.

Situado na costa de Zadar, uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm no interior um interessante sistema de tubos que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios. Criado em 2005 ganhou o prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space). O Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo, que vêm escutar uma música original que dá muita paz.
O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais às pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade do litoral da Croácia e foi duramente castigada durante a 2ª Guerra Mundial. A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.

Veja a estrutura interna das 'escadas'. O detalhe dos acordes e notas musicais, que somadas à energia das ondas, criam sons:
As lacunas no concreto servem para o Órgão 'respirar' e também para levar os sons criados nos tubos.

A galera ouvindo e refletindo....

....e o som rolando....

Para ouví-lo, clique aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=4nISG7iBk-A&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=t6YVIfRYTMM&feature=related

Supertônica

TAGUATINGA (Reanimando a série) Bom, Já faz um tempinho que eu deveria ter postado isso aqui. É uma dica do meu irmão Daniel Jr e é um tanto interessante para os alunos do 2o. ano, que já estudaram ondulatória.

Primeiro veja este vídeo de um órgão na Croácia. Como vocês acham que o som é formado?
Até que foi fácil, né? E esse aqui?

Eu sei que você encontrará relatos de que ele é um Hidraulofone... Seria uma classificação nova. Na verdade, a água empurra o ar. É o deslocamento do ar que passa pelos filetes do tubo. No primeiro exemplo a água empurra o ar que está dentro de algo parecido com caixas de mámore e escapa por um orifício devidamente afinado. O segundo é uma variação do primeiro. QUando o "player" impede a passagem de água pelos orifícios essa água tem de sair por algum lugar. Isso cria um deslocamento de ar no tubo.

Mas a principal diferença entre os dois é que o segundo é possível determinar quais notas devem ser tocadas. O da Croácia depende da movimentação das águas do mar, das marolas...

Assim que eu achar o esquema eu posto aqui...

Fiquei com raiva agora pois meu irmão tinha achado todo o esquema mecânico da trapizonga e eu fiz o favor de perder... A razão do post é que eu precisava de uma desculpa para ouvir de novo o segundo vídeo rsrsrsr....

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Vamos tocar na Filarmônica de Berlim???

Recebi convite da Orquestra Filarmônica de Brasília, da qual fui integrante por anos, para uma apresentação. Na verdade é um show: o da Bibi Ferreira e será na quarta-feira dia 20 de agosto em Brasília mesmo. Daí me lembrei da dica de minha amiga violinista Regiane Cruzeiro, violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e passo aqui.

Você gosta de games? Então você vai gostar!

Você gosta de boa música? Então você também vai gostar!

Já tocou em orquestra? Não? Então mantenha o anel menor no maior. Se errar você vai ouvir isso.

Have Fun!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

"O Professor e o aluno"


TAGUATINGA (Eita! Hoje eu errei quase tudo...) Olha só os dois figuras da foto...

Um é o meu irmão, Daniel Jr, também músico. O que eu disse alguns posts atrás que ouvia Rock'n'Roll.

O outro é um dos caras que ele mais ouvia, Joe Satriani, que pra quem gosta de guitarra, sabe que é um dos maiores guitarristas ainda vivos.

Ele me mandou a foto com a seguinte mensagem: " ...professor e aluno se encontram..." - e até que é verdade!

Meu irmão estudou violão clássico por um bom tempo mas, a veia popular, ele pegou mesmo foi ouvindo caras como este. Só me deu vontade de perguntar se ele não estaria querendo "roubar" o lugar do Steve Vai, que foi aluno (de fato) do cidadão... Mas só perguntei pra ele se ele ensinou algum "riff" novo...

O filho-da(-minha)-mãe participou de uma promoção da Transamérica e a frase dele foi escolhida. Ganhou essa guitarra aí, autografada, entegue em mãos como comprova o "instantâneo". O que será que ele escreveu? Ainda não me disse...

Não conhece " Kid Joe"? Ou o "Joe" Tro Mundo? Ouça um pouco aqui. è um pouco pesado. Caso queira algo mais leve sugiro que clique aqui

Aproveitando a carona, o Steve Vai vocês devem conhecer! Clique aqui e veja de qual filme ele participou... Ps: O Steve fez os dois solos...

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Mais Uma Lista...




TAGUATINGA (tarde relaxante...) Alguns sabem que eu detesto esse negócio de lista pra lá e lista pra cá... Essa lista até que eu gostei, o que mais me irrita nessas listas é que elas são tidas como verdades absolutas e canônicas. Tenho certeza que a Camila, minha aluna do 2o. E (ou seria "D", sabe que eu não lembro, ah, estou de recesso...) vai adorar pois é notável sua, digamos, " inclinação musical" pela banda inglesa Queen.


Pois então, a música Bohemian Rhapsody foi eleita a melhor canção pop de todos os tempos. Até que eu gosto da história do cara que puxou o gatilho (para quem não conhece essa música conta a história de um cara que matou um outro homem com alguns recursos de ópera), dos recursos musicais empregados, muito rica, várias dinâmicas, vários estilos numa só música, gosto pra caramba também do Brian May, que já teve um post só pra ele aqui no blog, só que, garanto, se fizer essa pesquisa no Brasil, ou nos Estados Unidos vai dar outra coisa, aliás, aqui, no link da notícia, você tem a oportunidade de votar na equivalente nacional. O que eu quero dizer com isso, é como se isso fosse sendo enfiado goela a baixo mais ou menos assim: "Coma este caviar que custou U$$300 a lata!!!"; e eu respondesse: " Eu não quero isso agora! Estou com vontade de comer uma pizza!". É claro que eu não pediria um Big Mac (que por ser FAST-food se encaixaria certinho no perfil de CRÉÉÉÉÉÉÉEU!, mas tem gente que gosta de Big Mac, fazer o quê?) mas eu acredito que tem momentos que eu poderia até pedir um Big Mac pois a música tem muitas funções e se eu estivesse numa festa, solteiro, fazendo as coisas descerem redondo, quase certeza que eu pediria um Big Mac mas a idéia é que não dá pra pedir um Big Mac em casa ou caviar na festinha... Bom, estou viajando, clima de férias, sabe como é, né?

Enfim, eu só não concordo com as "listas", mas a música eu recomendo para qualquer um. Clique aqui e seja feliz!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Mais um plágio!!!

TAGUATINGA (gente, não me culpem, prometo reativar as postagens asssim que o tempo permitir) Esses dias tem sido difíceis. Estou fazendo o curso preparatório para tutores na UnB e o "bicho tá pegando"! Não que eu desisti daqui. Mas espero voltar com novidades e, claro, com suporte melhor para os meus alunos, que estão sempre interessados por informações do PAS...

Mas, enquanto isso fiquem com um plágio... Na verdade é uma postagem do Blog do Gomes (que mudou de endereço) interessante. Um tanto engraçado, muito inteligente...

Coisas de músico...

Segue "ad scriptem":

HISTORINHA BOA

SÃO PAULO (congelando) - Quando Nick Mason foi convidado pela Audi Tradition para dirigir o Type C em Goodwood, houve uma quase natural dúvida sobre um eventual cachê que o baterista do Pink Floyd poderia querer cobrar. Mas não se falou em dinheiro, até que bem no momento de entrar no carro o músico tocou no assunto. E exigiu receber, o que deixou o pessoal sem ação… Pediu 100 mil, e aí que a turma da Audi entrou mesmo em pânico. Mas ele queria 100 mil marcos alemães da década de 30!
Nem foi tão difícil assim atender à brincadeira bem-humorada de Mason. Numa barraquinha ali mesmo ao lado vendiam-se notas e moedas antigas de toda a Europa. Um funcionário esperto da Audi foi até lá e comprou alguns milhares de Reich Marks por não mais do que 50 euros.
E assim foi pago o cachê mais espirituoso de todos os tempos…



Ps: Perceberam de onde eu " copiei o formato do blog, né? Mas eu já havia falado nisso no primeiro post... O que é bom tem que ser feito, refeito... (Com os devidos créditos, lógico).
Ps2: Legenda: Audi Tradition = divisão da montadora alemã que cuida de sua história; Audi Type C = carro de corrida alemão pré-fórmula 1; Goodwood = cidade que sedia, todos os anos, encontro de carros lendários esportivos .

sábado, 7 de junho de 2008

Quem Quer Comprar ????

TAGUATINGA (colocando tudo nos eixos) De vez em quando as pessoas me param e me perguntam qual é a melhor escolha em teclados... Minha resposta varia de acordo com o que eu pergunto de volta: " Mas, pra qual finalidade você quer um teclado??" Essa semana, mais uma vez, um amigo me pediu a mesma informação. Por se tratar de um pianista profissional o dispensei de minha pergunta e já o mandei este link aqui com o pianista do David Bowie, o Mike Garson ([/mode teenager on] uma das teclas mais cabulosas das quebradas [/mode teenager off]) para ele. Será que vou ganhar uma "groja" da M-AUDIO? Eu sonho há meses com um "tecladinho" desses...

sábado, 24 de maio de 2008

Mais um da Série



TAGUATINGA (...vícios são assim mesmo...) Bom, que eu sou músico todos já sabem... E que eu adoro velocidade a maioria sabe... E que corria de kart alguns sabem... E que eu vou parar de correr pouquíssimos sabem... Explicarei...

Cerca de 2 meses atrás me veio a notícia que um piloto amador teve o tendão rompido pois a embreagem de um kart indoor rompeu-se e bateu próximo ao cotovelo justamente onde há ligações dos tendões. Resultado: rompeu os tendões e perdeu temporariamente os movimentos da mão. Minha esposa ficou desesperada e vetou minha participação nessas corridas. o engraçado é que quando ela disse isso fui jogar futebol, levei uma "bicuda" na perna e fissurei a fíbula. Disse a ela que há 7 anos no kartismo o máximo que me aconteceu foi um braço roxo certa vez que o volante soltou na minha mão e entrei nos pneus, no9 mesmo dia estava trabalhando, tocando, e que com futebol já era a 8a. vez que "engessava". Enfim, não consegui dobrar minha amada, inclusive, ela autorizou que eu comprasse um volante de computador com "force feedback" pra eu correr o quanto quiser.. no micro... Então, no dia 28 de maio, como ainda tenho tempo válido pelo campeonato que participo (ou participava) me aposentarei (pelo menos temporariamente) dos kartodromos de Brasília. Então me lembrei do Raul Boesel, que está aponsentado.

Raul é um desses caras que já andou de tudo o que você imagina que tenha 4 rodas, inclusive um F1. Hoje ele é um DJ profissonal e há algum tempo animou uma festa da F1...

Mais um músico-piloto (ou piloto-músico) já que de vez em quando cito alguns deles por aqui...








quinta-feira, 15 de maio de 2008

Não precisa ir à Houston!!!

TAGUATINGA (...estou viajando...) Conheces " Apolo 11"??? NÃO???
Achas que se trata de mais uma nave espacial da NASA??? Hmmmmm.... Que tal acompanhar o momento em que Vênus será "eclipsado" pelo Sol. E onde mora importância disso?
Se clicares aqui descobrirás com presteza sobre o que vem a ser esse tal de APOLO 11. Não achei-o nada nugativo ou perfuntório. Interessante acompanhar fatos do nosso querido globo: abalos sísmicos, medidas barométricas, volumes astronômicos, etc.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Essas listas...


TAGUATINGA (...como todas, os critérios...) Você já deve ter se deparado com uma dessas listas do tipo: Os dez melhores jogadores de todos os tempos; os dez melhores pilotos de todos os tempos...

Afff... Essas listas... Sempre usam critérios relativos e, no final, não dizem muita coisa.

Saiu, pelo "The Sun"(esse sim deve ser o jornal mais polêmico do mundo) da Inglaterra, a lista de 50 cantoras que jamais serão esquecidas.


Essas listas são esquisitas pois colocam pessoas de épocas diferentes em contextos diferentes.

Na minha opinião Janis Joplin talvez seja uma escolha mais acertada e fiel (que fique claro que não a ouço muito, nunca ouvi) pois está a um tempão "fora da ativa". Não dá pra comparar com a Madonna, que acabou de lançar um CD bombástico...
Seria o mesmo que comparar Jim Clark com Ayrton Senna...
Essas listas...

sábado, 10 de maio de 2008

Menos um de Nós

TAGUATINGA (... as palavras podem ser eternas...) Morreu ontem o jornalista, escritor e ex-senador da República Artur da Távola. Um parlamentar que defendia a cultura. Em um de seus mandatos apresentou o programa "Quem Tem Medo De Música Clássica", que explicava a leigos como funciona a música erudita. Tentei achar um vídeo no youtube mas tudo o que consegui foi isso aqui, editado, então com a essência do programa perdido. Quando se usa a palavra "menos" já é conotado a perda. Com certeza ele fará falta mas sinto-me obrigado a lembrar que ele, o Artur, era um escritor, um artista, como nós, um de nós.


sexta-feira, 9 de maio de 2008

Anunciando Substituição...

TAGUATINGA (entra Rapidshare e sai Badongo) Gosto muito do Badongo como Uploader, mas tenho que admitir que nos quesitos "Subir" e "Baixar" o Rapidshare é muito melhor. Apenas dois problemas que eu tentei evitar e justamente por isso optei pelo Badongo: Você precisa ficar esperando cerca de 3 minutos para ter a autorização e baixar o arquivo e, em 90 dias, se ninguém baixar, ele expira.
Soluções: É melhor esperar 3 minutos que ficar quebrando a cabeça com arquivos corrompidos, Concordam? E, se expirar, eu coloco de novo. É SÓ AVISAR!!!

Então, boa sorte nos seus downloads...

PS: Os arquivos da Primeira Etapa continuam no Badongo. Se der pepino... É SÓ AVISAR!!!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Problemas com o Badongo (2) - Como vai ficar?

TAGUATINGA (pra fazer direito precisa de mais tempo) Aparentemente tudo voltou ao normal. Vocês vão me falando se tá tudo funcionando direitinho...
Aliás, só tenho recebido reclamações sobre o Badongo pessoalmente. E ainda sim são poucos. Cerca de 15 pessoas fizeram downloads. E o resto? Tudo ok? Tá certo que alguns me deram mídias mas tenho a impressão de que o povo não tá muito ligado que essas músicas podem fazer a diferença nas notas do PAS...
Galera, só uma diquinha preciosa: A hora de correr atrás da vida é agora! Corram!! O quanto puderem!!! Daqui uns 15 anos vocês estão ou em Aspen subindo uma ladeira de neve num teleférico ou vendo lindas mulheres dançando Ula-Ula ou apenas num fim de semana em Caldas Novas jogando conversa fora enquanto vira um "cozido" dentro da piscina com amigos mas lembrando: Ralei pacas quando era novo. Mereço isso aqui e dou conta de pagar, tranquilo...
Desculpa, mas creio hoje em dia, com a concorrência do jeito que tá tem que ralar mesmo enqunato é tempo, e aproveitem as férias, feriados e etc...

Problemas com o Badongo!!!

TAGUATINGA (sou fanático por tecnologia, mas, de vez em quando, tem dessas) A compilação para as músicas da terceira etapa do PAS que fiz na sessão de Downloads aqui no Blog não está funcionando corretamente.
Retirei do ar mas assim que estiver ok eu coloco novamente. Digo assim que estiver ok pois não estou conseguindo "subir" o arquivo, o badongo tá dando pau. Vou dar até hoje pra concluir, senão, partirei pra outra...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Precisava mesmo fazer isso?

TAGUATINGA (... se alguém pudesse me responder, pois, de guerra propriamente dita, não entendo nhecas) Ao navegar no Youtube é possível encontrar esse vídeo de soldados americanos andando num Hummer.
O Hummer, pra quem não sabe, é um jipe projetado inicialmente para a a Guerra do Golfo, no começo da década de 90. Fez tanto sucesso que é possível encontra-lo no mercado norte-americano com direito à direção hidráulica, air-bag e acabamento refinado.
Será que tem alguma ligação entre o vídeo e outros que vemos por aí de fugas em vias yankes???

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Acorde Cadencial

TAGUATINGA (mais uma paradinha!!!) Como no feriado passado eu estava em BH não teve a sessão " Acorde Cadencial". Hoje não vai faltar não!

É muito comum músicos instrumentistas fazerem umas gracinhas nos instrumentos. Inclusive, no caso do violino, é muito interessante tocar no escuro ou de olhos vendados justamente para "desligar" o sentido da visão e aguçar o da audição e do tato.

Mas veja o que o japa faz aí...

"Cois de loko!!!"

Volto quando o "maestro" baixar a batuta: o feriado está " solando".

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Roberto Carlos a 300Km/h



TAGUATINGA (...mais um plágio) Vou recorrer à um outro blog que de vez em quando dou uma olhada. Trata-se de um post sobre o Rei estrelando um filme sobre corridas. Será que todo músico gosta de corridas? Eu adoro!!!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Atitude Feminina - Made in DF

TAGUATINGA ( ...e não é por qualquer um...) Em algumas de minhas turmas o papo pegou fogo quando ouvimos a música Rosas, do Atitude Feminina. Por causa do calor das discursões (na verdade as opiniões foram convergente quanto à mensagem passada, mas, o bicho pegou fogo mesmo quando eu quis fazer um link para o Gabriel, o Pensador) esqueci de citar várias informações importantes. Dentre elas é que o Atitude Feminina é daqui, do DF. Por favor, alguém me corrija se eu estiver enganado mas creio que é de São Sebastião.

Lembram que eu fiz uma propaganda do meu irmão alguns posts atrás? Pois então, o DJ Raffa, que cuidou de toda parte "eletrofônica" do Atitude Feminina, foi o responsável pela gravação, mixagem e masterização além de ajudar na produção daquele CD.



Não tenho muito contato com o DJ Raffa (de camisa azul). Fiz, no total, apenas dois trabalhos com ele: um foi esse CD do meu irmão e o o

utro numa encomenda de um ex-presidente do BID que morou no Brasil por um curto tempo e quis levar uma lembrança da música do Brasil.

Mas eu sou fã mesmo é do pai desse cara. Um doce pra quem descobrir quem é.

Dica: Um dos melhores compositores da música erudita brasileira, Seu nome é muito conhecido mas 90% das pessoas nem faz idéia da importância desse cara...

terça-feira, 15 de abril de 2008

We Are The Champions...

TAGUATINGA (...tudo, de qualquer forma...) Apesar de meu pai ter uma coleção invejável, em LPs (ele tem até hoje, mas claro, tem alguns CDs também), de clássicos entre Bach, Handel, Vivaldi e outros "imortais" da música eu tive também outra influência do gosto musical em casa: meu irmão mais velho ouvia muito Rock´n´Roll!

Isso espantou alguns alunos que sabem que tenho formação em Violino e Piano Erudito. Quando me viram tocar Raul Seixas (Aluga-se) ou Geração Coca-Cola alguns disseram: Uai???!!!!

Pois então, nessa brincaderia uma das bandas que mais ouvia era o Queen. E vejam esta notícia: Brian May, guitarrista do Queen, tornou-se reitor de uma Universidade em Liverpool.

Alguns acham que músico é, bem, não ia teclar mas vou, VAGABUNDO!!!

Alguns até que são! Eu sempre digo que músico é igual jogador de futebol: Todos só se lembram do bem-bom e esquecem que eles treinam, estudam, fazem investimentos, etc, etc, etc (vide Romário que há uns 5 anos fez vestibular, e passou, não sei se cursou)...

Músicos contribuem para a mudança do mundo e o fazem até hoje em muitas áreas... Nas aulas falo muito do Quincy Jones. Por muitos anos ele tem trabalhado ao lado de Bono Vox, do U2, em vários trabalhos filantrópicos. Ele é o fundador da Quincy Jones Listen Up Foundation, uma fundação que dá aos jovens acesso à tecnologia, educação, cultura e música.

Posso citar também exemplos de Elio de Angelis, Slim Borgudd e Jacques Villeneuve. O que esses caras têm em comum? São pilotos de Fórmula 1 que também são músicos (ou foram pois o de Angelis morreu em 1985). Mas deles eu falo em outra oportunidade...

Parabéns, Brian May! We are the champions! Of the world!!!



segunda-feira, 14 de abril de 2008

Habemus Mvsica!

TAGUATINGA (também sou artista!) No meio meio musical brasiliense existe uma frase comum: "Brasília para cultura é uma roça!!!". Concordo parcialmente com a afirmativa. Concordo no sentido de que as coisas boas demoram ou muitas vezes nem chegam por aqui. E os alguns que chegam estão exageradamente temperados de $$$. Fui ver a Diana Krall no Americel Hall e quase caí pra trás pelo valor, R$140 o ingresso mais barato (inteira). Meus informantes disseram que em São Paulo foi a metade do preço. Ainda precisamos evoluir no quesito produção de espetáculos. Só nesse pois na capital temos artistas da mais fina qualidade. Só cito alguns nomes para que haja concordância: Legião Urbana, Barão Vermelho, Plebe Rude e Capital Inicial isso sem contar com Cássia Eller e outros artistas como André Vasconcellos (que tocou por anos com Djavan). Eles tiveram a percepção de fragilidade de Brasília em produção artística e se debandaram para São Paulo ou Rio.

Mas ainda produzimos música e ressalto o destaque no site PalcoMP3 (site que divulga música independente) para um artista de Brasília; David Reis. Meu Brother! É legal ouvir o CD pois tem duas músicas de minha autoria: Barca Bela e Tentando Disfarçar (parceria com meu outro brother, Daniel Reis Jr.).



Ouçam lá, comentem aqui!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Cuidado com o que você escreve

TAGUATINGA (falta de inspiração é normal, estou passando por este momento agora. Não! Agora! Não...) Recebo mensagem criptografada de uma colega de UnB que já não via e nem tinha notícias por um tempo. Ela me mandou mail que reproduzo abaixo.
Fala sobre as tais "pérolas" que os examinadores extraem das provas seletivas. Não é novidade, até porque o próprio Jô Soares dedicou programas e programas para as "pérolas do ENEM". Só que esse é de um vestibular específico para música.

Enfim, como já disse, hoje não estou muito para escrever, então, apenas reproduzo.

PS: Muitos vocês irão entender tranquilamente mas algunas provavelmente não entenderão nada. Podem perguntar que eu respondo.

JORGE COLI
COLUNISTA DA FOLHA
Elas demonstram a candura mais deliciosa. São pérolas escritas em provas nos vestibulares de música. Foram enviadas por e-mail para esta coluna, estão em alguns blogs; são boas demais para serem falsas (ou, se forem, quem as inventou merece aplausos).. Melhor não ler nem com condescendência ou com horror desdenhoso nem lamentando a incultura generalizada. Melhor rir com alguma cumplicidade: quem nunca disse ou escreveu uma bobagem grossa que atire a primeira pedra. Foram respeitadas ortografia e sintaxe originais. Aqui vão.

1) Bach está morto desde 1750 até os dias se hoje;

2) Häendel era meio alemão, meio italiano e meio inglês;

3) Beethoven escreveu música, mesmo surdo. Ele ficou surdo porque fez música muito alta. Ele caminhava sozinho pela floresta e não escutava ninguém, nem a Pastoral, uma mossa que poderia ser a sua Amada Imortau e inspirou ele criar uma sinfonia muito romântica. Ele faliu em 1827 e mais tarde morreu por causa disto;

4) uma ópera é uma canção que dura mais de 2 horas;

5) Henry Purcell é um compositor muito conhecido, mas até hoje ninguém ouviu falar dele;

6) o Bolero de Ravel foi composto pelo Ravel;

7) a harpa é um piano pelado;

8) Opus Póstuma é música composta quando o compositor compôs depois de morto;

9) Mozart morreu jovem. Sua maior obra é a trilha do filme Amadeus;

10) a importância de Tristão e Isolda reside no fato de que é uma música muito triste. Mais triste que a Tristesse, de Schopping;

11) virtuoso no piano é um músico com muita moral;

12) os maiores compositores do Romantismo são Chopin, Schubert e Tchaikovsky. No Brasil, temos Roberto Carlos e Daniel;

13) música cantada por duas pessoas é um duelo;

14) eu sei o que é um sexteto, mas não sei dizer;

15) Carmen é uma ópera e Carminha Burana é sua filha;

16) muitos pesquisadores concordam que a música medieval foi escrita no passado;

17) a ópera mais romântica é a Paixão de Mateus por Bach;

18) tem dois tipos de Cantatas de Bach: as Cantatas religiosas e as Cantadas di Profanação, que ele usou no palácio;

19) meu compositor preferido é Opus;

20) Chopin fez poucas baladas, pois sofria de tuberculose. Assim não dava para ele cair na gandaia à noite, dançar, beber e curtir as minas, mais parece que ele não era chegado;

21) Cage inventou os quatro minutos de silêncio;

22) há uma espécie de Corais feitos por Bach, que se chamam Florais e são usados como remédios milagrosos;

23) Messias é uma missa de Handel cuja originalidade é ter muitas aleluias;

24) os menestréis e trovadores transmitiam notícias e estavam nas festas. Andavam de cidade em cidade, de castelo em castelo e iam até nos shows de TV;

25) o regente de uma orquestra é igual a um guarda de trânsito maluco porque agita os braços controlando muitos instrumentos na sua frente;

26) os compositores renascentistas reviveram a música, pois ela havia sido morta pela Inquisição;

27) as Fugas de Bach são famosas porque ele não queria ficar preso em nenhum sistema;

28) a música eletroacústica é a mais avançada das tendências da música eletrônica hoje em dia. Seus principais compositores são os DJs e a banda Craftwork;

29) Handel compôs muitas peças geniais para couro;

30) música atonal é aquela sem som ou que explorou o não-som, mais ou menos quase um anti-som. Seus mais importantes criadores são da família Berg: Schoenberg, Albanberg e Weberg. "

quinta-feira, 20 de março de 2008

Acorde Cadencial

Mais um acorde cadencial... Que belezura! Um Feriadão!!! Vamos aproveitar a ocasião da Páscoa e dar uma desacelerada na rotina. Isso é Ótimo!!! Quando se lê " Acorde Cadencial" por aqui já é sabido: Este blogueiro não postará nada por algum tempo. Boa Páscoa pra vocês e espero que o maestro baixe a batuta lá pra segunda ou terça-feira...

Agora, pra quem não tem nada pra fazer e tiver achando tudo um saco, eis aqui uma boa dica...

quinta-feira, 13 de março de 2008

Tônica - Músicas Etapa 1/2008

Geni e o Zepelim – A Ópera do Malandro – Chico Buarque
Pedaço de Mim – A Ópera do Malandro – Chico Buarque
O Malandro – A Ópera do Malandro – Chico Buarque
Sou Feia Mas Tô na Moda – Tati Quebrabarraco
Vou Te Deletar do Meu Orkut – Ewerton Assunção
Different Velocity [Remaster 2005] – Dj Yan
O Trenzinho Caipira – Villa-Lobos (Original)
O Trenzinho Caipira – Villa-Lobos (Egberto Gismonti)
O Trenzinho Caipira – Villa-Lobos (Roberto Correa)
O Trenzinho Caipira – Villa-Lobos (Bois de Gerião)
Navegante das Gerais – Zé Mulato e Cassiano
A Flauta Mágica – W. A. Mozart

Mediante - Músicas Etapa 3/2008

Parabolicamará – Gilberto Gil
Podres Poderes – Caetano Veloso (provavelemnte será acrescentado também Tropicália)
Pega Ladrão – Gabriel, O Pensador
Rosas – Atitude Feminina
Hunters and Prey - Angra
Caça e Caçador - Angra
Sonata “ Appassionata” - L. V. Beethoven
Marte – Gustav Holst
Ionisation – Edgard Varèse
Jesus Christ Superstar - Andrew Lloyd Webber & Tim Rice
Que País É Esse – Legião Urbana

*Atualizado em 24/02/2010

Supertônica - Músicas Etapa 2/2008

Nóis é Jeca Mais é Jóia – Juraildes da Cruz
A Grande Família – Dudu Nobre
Dançando Calypso – Banda Calypso
Garota Solitária – Ângela Maria
Quem É? - Silvinho
A Deputada Caiu – Eduardo Dusek
Catirandê – Braguinha Barroso
Intermezzo No.1 - ABBA
O Messias – G. F. Handel: Abertura e Chorus “Hallelujah”
Handel´s Messiah – A Soulful Celebration – Abertura e “Hallelujah”
Cantata BWV 80 – J. S. Bach

*Atualizado em 28/01/2009

quarta-feira, 12 de março de 2008

Motivos para não desistir do PAS...

BRASÍLIA (como todos os mortais também tenho vícios) Eu prometi dizer aqui com o que eu estava entretido na semana que passou. Muitos não conhecem meu lado que é aficionado por velocidade. Há algum tempo tive um kart com motor 2 tempos. Comprei pra competir mas a grana nunca dava. Pena que é um esporte muito caro.

Então... Convidaram-me para participar de um evento que duraria todo o domingo. Tratava-se do Open Pro 400, no Kartódromo Waltinho Ferrari que fica no Autódromo Nelson Piquet.

- Professor! Tá Maluco!!!??? O que isso tem a ver com motivos pra não desistir do PAS?

Ah! Sabia que alguém ia perguntar...

O regulamento do aberto tinha algumas semelhanças com o PAS: O peso das últimas etapas era maior que o das primeiras.

Nas primeiras eu fui bem com um quinto, um sexto e dois sétimos (pra quem não andava há um ano e meio em karts de 400cc estava ótimo!). Classificariam 14 pra final dos 42 pilotos inscritos... Pela média eu estaria dentro...

Mais uma bateria e o favorito da competição é empurrado e pára nos pneus. A batida é forte mas o piloto Diogo Broka consegue continuar, chega em antipenúltimo e cai bastante na pontuação. Mas a bateria final tem pontuação maior...

Fiz as contas e constatei que se eu chegasse em 7o. teria chances matemáticas com uma combinação dos resutados. Se eu chegasse em 3o. me classificaria. Larguei bem. Fiquei com medo de arriscar mas os outros pilotos iam arriscando cada vez mais até que, numa dessas, alguém me toca... Eu estava em quarto e estava satisfeito, com o toque capinei um pouquinho o gramado da curva 1 e fui pra décimo. Nem classifiquei... Quem ganhou? Perdi a desgrama do link mas a fotinha dele tá aí embaixo...

Resumo da ópera: Quem aparentemente começou se dando mal se deu bem no final... Não desista com os tropeções!!!

É possível tirar o atraso! Se você foi pros pneus na primeira ou na segunda etapa siga o exemplo do Diogo Broka e não tire o pé do acelerador...

Diogo Broka, campeão do 1o. Open Pro 400 Categoria Leves, foi empurrado nas primeiras etapas exatamente nessa curva e nesses pneus.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Mediante - 3o. Ano

TAGUATINGA (imprevistos acontecem!) Enfim, um post para o 3o. Ano e enfim também eu posto por aqui. Eu disse que postaria na segunda mais ainda não me desenrolei. Na segunda eu conto o motivo da minha enrolação. Mas conto mesmo...

Lembram que eu falei que tinha uma música muito doida? Clique aqui e descubra o que eu estou falando...

Só uma coisa... Não é nada aleatório viu, podem pegar outra versão que soa igualzinho... Eu até levo partitura pra sala de aula pra vocês conferirem...

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ACORDE CADENCIAL

TAGUATINGA (eu também fico apertado com algumas tarefas) Se você já assistiu um "Concerto para um instrumento qualquer" vai perceber que existe um momento que a orquestra dá um acorde que, tecnicamente, é um I/V, mas o chamamos frequentemente de acorde cadencial. Notem que após o toque de um determinado acorde (ele é um pouco valorizado, seguram esse acorde mais que os outros) os músicos da orquestra ficam apenas ouvindo o que o solista toca. É a hora do solista mostrar toda agilidade e técnica. Os músicos ficam passivos, apenas ouvindo (esse momento é a cadência).

E é isso que vou fazer até segunda-feira com este blog. Vou dar uma paradinha... Mas volto, assim que o maestro "baixar a batuta".

Aproveito e indico aqui, para o fim de semana, uma amostra desse tal acorde cadencial (seguido de sua cadência) de um maluco que fez uma cadência nada "Ortodoxa", ou "Clássica", ou " Mozartiana". Enfim, o cara abusou um pouco. No vídeo, lá pros 4:31 minutos, eles chama os músicos pra tocar na cadência fazendo brincadeiras. Isso não deveria acontecer, mas, essa é uma exceção (e eu gostei!). A Cadência tal como deveria ser está apenas em 7:01 e em 7:33, ele, como já disse antes, baixa a batuta e todos voltam a tocar. Vale a pena ver tudo... O cara é bom!

PS: Antigamente o compositor escrevia apenas CADÊNCIA na partitura e deixava o instrumentista desenhar sua própria cadência, mas eles usavam muito os elementos "citados" na obra. Graças a malucos como esses, os compositores, do período Romântico pra frente, passaram a escrever as cadências...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

SUPERTÔNICA (2o. Ano) - J. S. Bach

TAGUATINGA (ciência é isso) Achei essa notícia por acidente: Reconstruiram digitalmente a face de J.S. BACH. Bach será importante para o pessoal do 2o. ano já que a audição e análise da Cantata BWV 80 consta nos Objetos de Avaliação do PAS. Aliás, ele foi fator determinante para termos a música como conhecemos hoje. Seja qual for o estilo, se você mora ou ouve música do "Novo Mundo" e " Velho Mundo".

Bach era um luterano fervoroso e a maioria esmagadora de suas obras foram compostas com propósitos bíblicos.

A sigla BWV não é nenhuma marca de carro alemão, apesar de Bach ser alemão, mas significa BACH-WERKE-VERZEICHNIS (Catálogo de Obras de Bach) e foi organizada inicialmente por Wolfgang Schmieder em 1950. Ele levou em consideração o estilo e desenvolvimento de técnicas de composições de Bach bem como "pistas" nos manuscristos ou no próprio teor das obras para classificá-las cronologicamente. Bach nunca soube, então, que BWV seria uma espécie de marca registrada de suas obras. Aliás, morreu quase no anonimato.


Enfim, Schmieder fez tal qual a antropóloga escocesa Caroline Wilkinson. É a Ciência que reaviva a História...

SÉRIE SCHOËNBERG


TAGUATINGA (é cada uma, viu!) Pessoas! Já vou adiantando que por se tratar de um blog eu vou postando o que pode ser útil, sem regras ou cronograma. Lógico que se alguém pedir pra eu comentar algo eu comento, será um prazer, entretanto, se ninguém pedir nada vou soltando informações que acho interessantes pra vocês.


Sabe quando você sonha com algo, tipo, você tomando banho e acorda empapado de suor? Ou quando você sonha com uma queda e, de fato, você caiu da cama?


Pois é! Esta noite sonhei que estava tocando com um amigão meu e ele, com seu contrabaixo, ficava batendo o braço do instrumento dele no meu braço.

Eu ficava com raiva e falava: "Chega pra lá!!!".


Quando eu acordei vi que era o braço do meu filho que me cutucava. Ele veio de noite pra minha cama e eu não tinha percebido...


Isso me motivou a falar sobre Organologia. O Contrabaixo Elétrico é um instrumento eletrônico?? A resposta é NÃÃÃÃÃÃÃÃO!


Ele é um Cordofone! Mas, ele não é baixo elétrico? Sim, mas isso é apenas para sua amplificação, senão, até as vozes seriam eletrônicas. O que conta é como se dá a concepção do som, ok?


Olha aí a foto do meu brother Thiago Celani, um baixista fantástico. E amigo meu!


SERIE SCHÖENBERG

TAGUATINGA (...de médico e louco...) Primeiramente uma explicação do nome do Post (paciência que em breve não postarei mais esse tipo de coisa). Schöenberg é um desses caras que podemos chamar de "Excêntrico". As músicas que ouvimos hoje em dia tem o que chamamos de tonalidade. Não se trata nada mais do que uma certa organização das notas de modo que soe como conhecemos. Esse alemão doido aí teve a idéia de criar o Pantonalismo ("Pan" significa todos), ou seja, o cara quis trabalhar com todas as tonalidades simultaneamente a ponto de não ter uma tonalidade fixa. Muita gente clasifica isso também como "atonalismo", que não tem tonalidade. Bom, isso é polêmico pois uns acham que Pantonalismo é uma coisa e Atonalismo é outra (o dia que eu estiver inspirado eu explico)...

Como soa isso? Quer ter uma idéia? Clique aqui! Se tiver paciência tem essa versão aqui também!

Quem já foi meu aluno sabe o que eu digo nessa hora: "Gente, é como um jogo de xadrez..."

E o que isso tem a ver com os posts aqui? Ah! Veja bem... Não havia dito que se o assunto fosse relacionado ao 3o. Ano, por exemplo, o chamaria de Mediante... Então, se é Schöenberg, serve para todos os anos pois seria "pantonal"... para todos...

Então volto já com a primeira postagem (efetiva) da Série Schöenberg.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

SUPERTÔNICA ( 2o.Ano ) - Ondas

TAGUATINGA (...quero um desses) Em primeiro lugar vou explicar rapidamente a razão do post ser SUPERTÔNICA.
Existem sete notas musicais, certo? Dependendo da tonalidade as notas ou acordes mudam suas funções. Então, para não haver problemas na hora de fazer qualquer análise, sobretudo da Harmonia, damos nomes segundo suas funções, e então, eles podem ser manipulados tranquilamente. Ex: Tônica, é o primeiro grau (então, quando o assunto for diretamente relacionado ao 1o. ano, usarei esse título) Supertônica é o segundo grau e Mediante o terceiro. Ué, não são sete? Ah! Claro! É porque usarei apenas os três nos Posts, mas lá vai: 4o. Subdominante, 5o. Dominante, 6o. Superdominante e 7o. grau, depende: pode ser Sensível ou Subtônica.
Chega de blábláblá e vamos ao que interessa!!!


O que vocês notam de interessante no violino além da sua transparência? Só uma colocação: o violino toca de verdade! Mas observe que algumas partes não foram substituídas - pelo que provavelmente seja acrílico - e ainda usam madeira. Essas duas madeiras têm o nome de cavalete (por fora do instrumento) e "alma"(por dentro), é isso mesmo, ALMA.

O cavalete trasmite a "mecânica" produzida pelas cordas ao tampo superior. A vibração, passa também pela alma e também se propaga até o tampo inferior. A combinação de vibrações entre os dois tampos é que caracteriza o timbre do violino.

MÚSICA X MATEMÁTICA???

TAGUATINGA (...agora posso dormir) Só pra testar as fotos do blog lá vai essa aí do Prof. Ezelzon, meu amigo e colega de trabalho. Aliás, ele é professor de Matemática na Católica mas tem tem uma habilidade com a Viola Caipira bacana...

Antes que eu me esqueça: Música e Matemática tem tudo a ver, viu... Podem colocar isso na cabeça!!!

ACERTE O SEU AÍ...

TAGUATINGA( ... que eu arredondo o meu daqui). Com um formato descaradamente copiado de dois blogs que visito com freqüência ( O Blig do Gomes e o Blog do Capelli - posso falar deles em um outro momento), inclusive no estilo das postagens, inauguro, com este post o "Aqui tem Músico".
A idéia principal é reforçar tudo o ministro nas minhas aulas além de tentar alcançar aqueles que por qualquer motivos não as frequenta. Estou entusiasmado com a idéia do blog pois sou um "metido a besta" tecnológico: tudo o que tem tecnologia, sequer um pouquinho (um pouquinho mesmo, tal como um violino, por exemplo) me chama atenção. Se eu não fosse músico, com certeza, seria engenheiro mecatrônico...

Isso é tudo, por hora! Sejam bem-vindos e espero que vocês, alunos, amigos e internet surfers aproveitem pois, esse blog não é o Itaú, mas foi feito pra você!

Um videozinho pra mostrar meu lado pai-coruja...