TAGUATINGA (exagero) Não demorou muito para que o ação movida pelo guitarrista estadunidense Joe Satriani (que já foi assunto de uns dos posts) contra o grupo Coldplay por plágio tomasse grandes dimensões (em canção que está sendo bastante tocada e, com esse rebuliço, é bem provável que tenha bastante repercussão mesmo, nem que seja a título de curiosidade do público para saber se é, de fato, mesmo um plágio). Ao estudar correntes da música de vanguarda temos de alguns pioneiros deste movimento a justificativa de novas experimentações pois a música "não tinha mais para onde expandir", ou "uma idéia musical acaba sempre lembrando outra", ou "é normal se guiar por uma composição para criar outra".
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Coldplay vs Satriani: plágio?
TAGUATINGA (exagero) Não demorou muito para que o ação movida pelo guitarrista estadunidense Joe Satriani (que já foi assunto de uns dos posts) contra o grupo Coldplay por plágio tomasse grandes dimensões (em canção que está sendo bastante tocada e, com esse rebuliço, é bem provável que tenha bastante repercussão mesmo, nem que seja a título de curiosidade do público para saber se é, de fato, mesmo um plágio). Ao estudar correntes da música de vanguarda temos de alguns pioneiros deste movimento a justificativa de novas experimentações pois a música "não tinha mais para onde expandir", ou "uma idéia musical acaba sempre lembrando outra", ou "é normal se guiar por uma composição para criar outra".
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Caraca!!! O Congresso Destruído???
Detalhe que no YT o povo achou legal pois isso seria a limpeza do parlamento. Só para lembrar: O que foi destruído é o anexo I do congresso. Os senadores ficam no II e os deputados no IV.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Pedido de Desculpas
Meio que em cima da hora precisei "montar" uns aulões intensivos para a galera do CECB que fez o PAS e deixei aqui meio abandonado.
Resumo da ópera: Acabou que não pude ir à sala dos professores e ainda não tive contato com as provas mas já fiquei sabendo que mais uma vez, a exemplo do ano passado, a música foi abordada em uma questão aberta. Então, quem tiver disposção, peço que me enviem... Pode ser fotocópia, fotografia, em sinais de fumaça ou em código morse...
Alguns também deixaram comentários justamente pedindo ajuda sobre a relação da música na prova do PAS. A estes também peço desculpas. Mas se queiserem manter contato fiquem à vontade (isso se vocês me desculparem...)
Ps: Flávio Rodrigues, pode entrar em contato comigo no e-mail para conversamos (se ainda der tempo...) e mande abraços à Cristina Grossi.
sábado, 29 de novembro de 2008
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
MUSIC & AUTOMOBILE, uma interface possível
RECITAL & EXPOSIÇÃO DE PARTITURAS RELACIONADAS A CARRUAGENS E AUTOMÓVEIS, desde 1816 a 1973
Na próxima segunda feira (24/11) às 19 horas o público brasiliense poderá visitar uma exposição das mais interesssantes.
Trata-se do "MUSIC & AUTOMOBILE, uma interface possível". Pesquisa inédita que foi realizada pelos professores da UnB e pianistas DIB FRANCISS e JACI TOFFANO.
A exposição que acontece no ano em que se comemora o centenário do lançamento do "FORD Modelo T" e mostrará uma coleção partituras datando de 1816 a 1973, todas relacionadas com o tema carro. O foco da pesquisa é o automóvel nos seus primeiros anos, porém há várias partituras de cronologia anterior.
O evento tem entrada franca e acontecerá no MUSEU DO AUTOMÓVEL DE BRASÍLIA (SGON Quadra 1 Lotes 180/200 • Brasília • DF/Tel.: (61) 3225.3000, ao lado do Palácio do Buriti). A abertura do evento será às 19h30 uma apresentação musical com músicos da cidade, trajados com roupas da época que tocarão e cantarão selecionadas partituras temáticas.
Essa investigação científica visa mostrar como a chegada do automóvel na sociedade impactou de maneira indelével também a indústria do entretenimento.
O trabalho surgiu do desejo de unir as duas paixões do pianista Dib Franciss: música e carros antigos. Entusiasmado colecionador dessas raridades automotivas do início do século XX e também professor pesquisador do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da UnB, Dib Franciss mergulhou profundamente nessa pesquisa acadêmica.
Durante todo o ano de 2008 foram colecionadas e catalogadas centenas de partituras que estabeleciam essa interface nunca antes explorada: música e automóvel. Além das melodias belíssimas, o que mais impressiona são as capas ricamente ilustradas, algumas em litogravura.
A presente pesquisa já rendeu um convite aos pesquisadores para publicar no site da AACA (Antique Automobile Club of America), um dos portais de maior relevância sobre o antigomobilismo nos EUA, e referência para o resto do mundo.
Após o recital de lançamento do evento, durante duas semanas a exposição poderá ser visitada e os interessados terão também a oportunidade de escutar alguns registros fonográficos raríssimos, alguns datando de 1902, gravados em cilindros de gramofone e remasterizados.
Essa será sem dúvida uma opção de entretenimento das mais raras que o brasiliense já teve.
Pode parecer insólito para um Museu de Automóveis abrir espaço e oportunidade para apresentações musicais. Entretanto, para Roberto Nasser, Curador do Museu do Automóvel em Brasília, não há discrepâncias. "Automóvel, assim como música, são interpretações culturais de momentos, modos e tendências. E se complementam."
VALE A PENA CONFERIR !!
Informações pelos fones:
CEAM-UnB: 3307-2939 / 3307-2403
Museu do Automóvel: 3225-5000
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Ópera em Águas Claras (by Rossini)
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Lendas Urbanas (talvez nem tão urbana assim...)
LIÇÃO DE CIDADANIA
Bom Jesus de Itabapoana - 89,23% de votos nulos
O município de Bom Jesus de Itabapoana deu um exemplo raro, talvez inusitado, de cidadania. Por estar contra o único candidato a prefeito, pelos seus antecedentes e despreparo, dos 26.863 eleitores que compareceram às urnas, 20.821 decidiram, conscientemente anular o voto ...
Os votos nulos alcançaram 89,23% dos votos válidos. Um exemplo de coragem e esclarecimento dessa população que usou o seu poder de escolha.
Com isso o TRE terá que fazer nova eleição e o candidato alijado não poderá se candidatar novamente. O interessante é que esse fato não foi divulgado em nenhuma mídia.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Aquarela do Brasil by Renault
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Para Pensar...
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
O Que Nos Impulsiona?
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Por Essas E Outras Evito Falar de Política
Certa vez ele me vem com ua conversa sobre política e ele ficou espantado com minha reação quando disse que não conversava sobre política: "O argentino respira política, afinal, ela está em todos os lugares" - obviamente ele está certíssimo.
Então eu disse: "Ok, vamos falar sobre política!". Expliquei que não entendia coisas na política, como isto. Fiz uma pergunta e a resposta ficou no ar. Quer saber qual é a pergunta? Vou resumi-la assim: "Você já confiou o voto a um polítco para depois ele propor e aprovar algo que te prejudicou?"
Eu já! E não apenas a mim. Quer o exemplo? Desde 2000 o GDF não contrata os aprovados em concursos que estejam na fase final de sua graduação, o que era possível até 1999. Isso é só um exemplo! Posso falar por horas de outras coisas...
Ora! Em determinados momentos a Igreja pede que não apoiem politicos pró-aborto ou pró-casamento homossexual (ou homoafetivo, argh, esses termos POLITICAMENTE corretos). O que mudou? Qual é a conveniência agora?
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Agora, uma de verdade!
domingo, 12 de outubro de 2008
Critérios dos comissários da FIA - Charge
Bom, sobre o GP do Japão vocês já dever ter lido à beça...
sábado, 11 de outubro de 2008
Hoje, na esplanada, 85 mil pessoas. E quantos cidadãos??
TAGUATINGA (...espero que tudo mude...) Fatos como o ocorrido hoje, na esplanada dos ministérios, durante a exibição da Red Bull Racing, me fazem lembrar porque meu pai evitava me levar a eventos gratuitos com muitas pessoas, pra falar a verdade alguns pagos tem as mesmas característiacas (lembrando que não estou falando da organização que, aliás, para o porte do evento foi magnífica, mas estou falando mais das pessoas que frequentaram o evento): A GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS NÃO TEM NOÇÃO DE CIDADANIA E ALTRUÍSMO.
Arnaldo Jabor
- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade...
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.
- Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.
Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.
- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.
Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
Brasileiro é um povo honesto. Mentira.
Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.
- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira.
Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.
- O Brasil é um pais democrático. Mentira.
Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.
Democracia isso? Pense !
O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
Afinal somos penta campeões do mundo né?? ?
Grande coisa...
O Brasil é o país do futuro. Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro !?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.
Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar...
O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.
A Fórmula 1 Está em Brasília!
A piadinha não dava pra deixar passar, né?
Amanhã levarei o Johnny pra ver a bagaça andar nas ruas de Brasília. As fotos que conseguir tirar decentemente postarei aqui...
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
33 Centésimos Faz Diferença?
Legal! Mas já tive várias experiências largando do fundão. Será apenas diversão. Certa vez larguei em último também e consegui chegar em segundo. Mas teve batida, meu kart estava bom... várias coisas ocorreram. Coisas que podem não acontecer novamente. Mas estarei lá e, se a oportunidade pintar...
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Semana Para Esquecer O Automobilismo
Bom, como estou voltando à forma, marquei o segundo tempo classificatório para a corrida válido pelo campeonato do Free Kart. A sorte ajudou um pouco também, choveu no final do mês mas eu já havia feito um bom tempo.
E, no sorteio, achei que a sorte estaria do meu lado: Peguei o kart #12, segundo lugar na última bateria. O kart realmente estava muito equilibrado mas, no warm up, o kart falhou. Puxa mangueira, mexe no "carbura", tenta pegar... Não pega... Durante 10 voltas de warm up não consegui fazer uma completa...
Regulamento é regulamento: não pode trocar a não ser que não consigam fazer funcionar. Funcionava, mas morria de novo. Acho que por esse motivo não fiquei tão chateado com o que aconteceria depois.
Já alinhei no grid pensando que ia pular lá pra trás. Nem larguei bem, mas também não larguei mal. Quando vi que não dava pra pra ir pra cima do Rone já fui adquirindo um traçado defensivo. O Rone abria cerca de 3 décimos por volta e eu com um cara me cafungando mas, de repente, o motor pára de falhar:
- Esquentou! - pensei... E o Rone virando 33.6. Nessa volta, a 5, virei 33.7:
- Dá pra buscar! - e mandei bala... A três curvas antes de completar a volta acontece algo. A rotação sobe e a traçao diminui. Quebrou...
Uma pena! Eu tinha kart pra ir pra cima e, quem sabe, conseguir a tão desejada e esperada vitória. Ainda consegui cruzar em décimo... E no campeonato caí um bocado, de terceiro pra sétimo.
Semana horrível! Mas terça-feira tentarei fazer um bom tempo...
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Video Games Live - Brasília
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Reis + 5a. Etapa = 20 pts
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Partitura Créu!
Se você for menor de 18 anos não clique aí embaixo. É claro que se trata de uma brincadeira, apenas...
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Supertônica - O Socorro...
Ele me adiantou o croqui com os esquemas dos tubos é esse aí. É só clicar na figura aí embaixo...
Legenda: C=Dó, D=Ré, E=Mi, F=Fá, G=Sol, A=Lá e h=Si (para notação alemã).
Valeu aê, brow!
Segue um texto que veio anexo:
Órgão do Mar - na cidade de Zadar, Croácia.
Situado na costa de Zadar, uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm no interior um interessante sistema de tubos que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios. Criado em 2005 ganhou o prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space). O Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo, que vêm escutar uma música original que dá muita paz.
O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais às pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade do litoral da Croácia e foi duramente castigada durante a 2ª Guerra Mundial. A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.
Veja a estrutura interna das 'escadas'. O detalhe dos acordes e notas musicais, que somadas à energia das ondas, criam sons:
As lacunas no concreto servem para o Órgão 'respirar' e também para levar os sons criados nos tubos.
A galera ouvindo e refletindo....
....e o som rolando....
Para ouví-lo, clique aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=4nISG7iBk-A&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=t6YVIfRYTMM&feature=related
Supertônica
Primeiro veja este vídeo de um órgão na Croácia. Como vocês acham que o som é formado?
Até que foi fácil, né? E esse aqui?
Eu sei que você encontrará relatos de que ele é um Hidraulofone... Seria uma classificação nova. Na verdade, a água empurra o ar. É o deslocamento do ar que passa pelos filetes do tubo. No primeiro exemplo a água empurra o ar que está dentro de algo parecido com caixas de mámore e escapa por um orifício devidamente afinado. O segundo é uma variação do primeiro. QUando o "player" impede a passagem de água pelos orifícios essa água tem de sair por algum lugar. Isso cria um deslocamento de ar no tubo.
Mas a principal diferença entre os dois é que o segundo é possível determinar quais notas devem ser tocadas. O da Croácia depende da movimentação das águas do mar, das marolas...
Assim que eu achar o esquema eu posto aqui...
Fiquei com raiva agora pois meu irmão tinha achado todo o esquema mecânico da trapizonga e eu fiz o favor de perder... A razão do post é que eu precisava de uma desculpa para ouvir de novo o segundo vídeo rsrsrsr....
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Vamos tocar na Filarmônica de Berlim???
Você gosta de games? Então você vai gostar!
Você gosta de boa música? Então você também vai gostar!
Já tocou em orquestra? Não? Então mantenha o anel menor no maior. Se errar você vai ouvir isso.
Have Fun!
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
"O Professor e o aluno"
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Mais Uma Lista...
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Mais um plágio!!!
Mas, enquanto isso fiquem com um plágio... Na verdade é uma postagem do Blog do Gomes (que mudou de endereço) interessante. Um tanto engraçado, muito inteligente...
Coisas de músico...
Segue "ad scriptem":
HISTORINHA BOA
SÃO PAULO (congelando) - Quando Nick Mason foi convidado pela Audi Tradition para dirigir o Type C em Goodwood, houve uma quase natural dúvida sobre um eventual cachê que o baterista do Pink Floyd poderia querer cobrar. Mas não se falou em dinheiro, até que bem no momento de entrar no carro o músico tocou no assunto. E exigiu receber, o que deixou o pessoal sem ação… Pediu 100 mil, e aí que a turma da Audi entrou mesmo em pânico. Mas ele queria 100 mil marcos alemães da década de 30!
Nem foi tão difícil assim atender à brincadeira bem-humorada de Mason. Numa barraquinha ali mesmo ao lado vendiam-se notas e moedas antigas de toda a Europa. Um funcionário esperto da Audi foi até lá e comprou alguns milhares de Reich Marks por não mais do que 50 euros.
E assim foi pago o cachê mais espirituoso de todos os tempos…
Ps: Perceberam de onde eu " copiei o formato do blog, né? Mas eu já havia falado nisso no primeiro post... O que é bom tem que ser feito, refeito... (Com os devidos créditos, lógico).
Ps2: Legenda: Audi Tradition = divisão da montadora alemã que cuida de sua história; Audi Type C = carro de corrida alemão pré-fórmula 1; Goodwood = cidade que sedia, todos os anos, encontro de carros lendários esportivos .
sábado, 7 de junho de 2008
Quem Quer Comprar ????
sábado, 24 de maio de 2008
Mais um da Série
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Não precisa ir à Houston!!!
Achas que se trata de mais uma nave espacial da NASA??? Hmmmmm.... Que tal acompanhar o momento em que Vênus será "eclipsado" pelo Sol. E onde mora importância disso?
Se clicares aqui descobrirás com presteza sobre o que vem a ser esse tal de APOLO 11. Não achei-o nada nugativo ou perfuntório. Interessante acompanhar fatos do nosso querido globo: abalos sísmicos, medidas barométricas, volumes astronômicos, etc.
terça-feira, 13 de maio de 2008
Essas listas...
sábado, 10 de maio de 2008
Menos um de Nós
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Anunciando Substituição...
Soluções: É melhor esperar 3 minutos que ficar quebrando a cabeça com arquivos corrompidos, Concordam? E, se expirar, eu coloco de novo. É SÓ AVISAR!!!
Então, boa sorte nos seus downloads...
PS: Os arquivos da Primeira Etapa continuam no Badongo. Se der pepino... É SÓ AVISAR!!!
terça-feira, 6 de maio de 2008
Problemas com o Badongo (2) - Como vai ficar?
Aliás, só tenho recebido reclamações sobre o Badongo pessoalmente. E ainda sim são poucos. Cerca de 15 pessoas fizeram downloads. E o resto? Tudo ok? Tá certo que alguns me deram mídias mas tenho a impressão de que o povo não tá muito ligado que essas músicas podem fazer a diferença nas notas do PAS...
Galera, só uma diquinha preciosa: A hora de correr atrás da vida é agora! Corram!! O quanto puderem!!! Daqui uns 15 anos vocês estão ou em Aspen subindo uma ladeira de neve num teleférico ou vendo lindas mulheres dançando Ula-Ula ou apenas num fim de semana em Caldas Novas jogando conversa fora enquanto vira um "cozido" dentro da piscina com amigos mas lembrando: Ralei pacas quando era novo. Mereço isso aqui e dou conta de pagar, tranquilo...
Desculpa, mas creio hoje em dia, com a concorrência do jeito que tá tem que ralar mesmo enqunato é tempo, e aproveitem as férias, feriados e etc...
Problemas com o Badongo!!!
Retirei do ar mas assim que estiver ok eu coloco novamente. Digo assim que estiver ok pois não estou conseguindo "subir" o arquivo, o badongo tá dando pau. Vou dar até hoje pra concluir, senão, partirei pra outra...
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Precisava mesmo fazer isso?
O Hummer, pra quem não sabe, é um jipe projetado inicialmente para a a Guerra do Golfo, no começo da década de 90. Fez tanto sucesso que é possível encontra-lo no mercado norte-americano com direito à direção hidráulica, air-bag e acabamento refinado.
Será que tem alguma ligação entre o vídeo e outros que vemos por aí de fugas em vias yankes???
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Acorde Cadencial
É muito comum músicos instrumentistas fazerem umas gracinhas nos instrumentos. Inclusive, no caso do violino, é muito interessante tocar no escuro ou de olhos vendados justamente para "desligar" o sentido da visão e aguçar o da audição e do tato.
Mas veja o que o japa faz aí...
"Cois de loko!!!"
Volto quando o "maestro" baixar a batuta: o feriado está " solando".
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Roberto Carlos a 300Km/h
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Atitude Feminina - Made in DF
Lembram que eu fiz uma propaganda do meu irmão alguns posts atrás? Pois então, o DJ Raffa, que cuidou de toda parte "eletrofônica" do Atitude Feminina, foi o responsável pela gravação, mixagem e masterização além de ajudar na produção daquele CD.
Não tenho muito contato com o DJ Raffa (de camisa azul). Fiz, no total, apenas dois trabalhos com ele: um foi esse CD do meu irmão e o o
utro numa encomenda de um ex-presidente do BID que morou no Brasil por um curto tempo e quis levar uma lembrança da música do Brasil.
Mas eu sou fã mesmo é do pai desse cara. Um doce pra quem descobrir quem é.Dica: Um dos melhores compositores da música erudita brasileira, Seu nome é muito conhecido mas 90% das pessoas nem faz idéia da importância desse cara...
terça-feira, 15 de abril de 2008
We Are The Champions...
Isso espantou alguns alunos que sabem que tenho formação em Violino e Piano Erudito. Quando me viram tocar Raul Seixas (Aluga-se) ou Geração Coca-Cola alguns disseram: Uai???!!!!
Pois então, nessa brincaderia uma das bandas que mais ouvia era o Queen. E vejam esta notícia: Brian May, guitarrista do Queen, tornou-se reitor de uma Universidade em Liverpool.
Alguns acham que músico é, bem, não ia teclar mas vou, VAGABUNDO!!!
Alguns até que são! Eu sempre digo que músico é igual jogador de futebol: Todos só se lembram do bem-bom e esquecem que eles treinam, estudam, fazem investimentos, etc, etc, etc (vide Romário que há uns 5 anos fez vestibular, e passou, não sei se cursou)...
Músicos contribuem para a mudança do mundo e o fazem até hoje em muitas áreas... Nas aulas falo muito do Quincy Jones. Por muitos anos ele tem trabalhado ao lado de Bono Vox, do U2, em vários trabalhos filantrópicos. Ele é o fundador da Quincy Jones Listen Up Foundation, uma fundação que dá aos jovens acesso à tecnologia, educação, cultura e música.
Posso citar também exemplos de Elio de Angelis, Slim Borgudd e Jacques Villeneuve. O que esses caras têm em comum? São pilotos de Fórmula 1 que também são músicos (ou foram pois o de Angelis morreu em 1985). Mas deles eu falo em outra oportunidade...
Parabéns, Brian May! We are the champions! Of the world!!!
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Habemus Mvsica!
Mas ainda produzimos música e ressalto o destaque no site PalcoMP3 (site que divulga música independente) para um artista de Brasília; David Reis. Meu Brother! É legal ouvir o CD pois tem duas músicas de minha autoria: Barca Bela e Tentando Disfarçar (parceria com meu outro brother, Daniel Reis Jr.).
Ouçam lá, comentem aqui!
quinta-feira, 27 de março de 2008
Cuidado com o que você escreve
Fala sobre as tais "pérolas" que os examinadores extraem das provas seletivas. Não é novidade, até porque o próprio Jô Soares dedicou programas e programas para as "pérolas do ENEM". Só que esse é de um vestibular específico para música.
Enfim, como já disse, hoje não estou muito para escrever, então, apenas reproduzo.
PS: Muitos vocês irão entender tranquilamente mas algunas provavelmente não entenderão nada. Podem perguntar que eu respondo.
JORGE COLI
COLUNISTA DA FOLHA
Elas demonstram a candura mais deliciosa. São pérolas escritas em provas nos vestibulares de música. Foram enviadas por e-mail para esta coluna, estão em alguns blogs; são boas demais para serem falsas (ou, se forem, quem as inventou merece aplausos).. Melhor não ler nem com condescendência ou com horror desdenhoso nem lamentando a incultura generalizada. Melhor rir com alguma cumplicidade: quem nunca disse ou escreveu uma bobagem grossa que atire a primeira pedra. Foram respeitadas ortografia e sintaxe originais. Aqui vão.
1) Bach está morto desde 1750 até os dias se hoje;
2) Häendel era meio alemão, meio italiano e meio inglês;
3) Beethoven escreveu música, mesmo surdo. Ele ficou surdo porque fez música muito alta. Ele caminhava sozinho pela floresta e não escutava ninguém, nem a Pastoral, uma mossa que poderia ser a sua Amada Imortau e inspirou ele criar uma sinfonia muito romântica. Ele faliu em 1827 e mais tarde morreu por causa disto;
4) uma ópera é uma canção que dura mais de 2 horas;
5) Henry Purcell é um compositor muito conhecido, mas até hoje ninguém ouviu falar dele;
6) o Bolero de Ravel foi composto pelo Ravel;
7) a harpa é um piano pelado;
8) Opus Póstuma é música composta quando o compositor compôs depois de morto;
9) Mozart morreu jovem. Sua maior obra é a trilha do filme Amadeus;
10) a importância de Tristão e Isolda reside no fato de que é uma música muito triste. Mais triste que a Tristesse, de Schopping;
11) virtuoso no piano é um músico com muita moral;
12) os maiores compositores do Romantismo são Chopin, Schubert e Tchaikovsky. No Brasil, temos Roberto Carlos e Daniel;
13) música cantada por duas pessoas é um duelo;
14) eu sei o que é um sexteto, mas não sei dizer;
15) Carmen é uma ópera e Carminha Burana é sua filha;
16) muitos pesquisadores concordam que a música medieval foi escrita no passado;
17) a ópera mais romântica é a Paixão de Mateus por Bach;
18) tem dois tipos de Cantatas de Bach: as Cantatas religiosas e as Cantadas di Profanação, que ele usou no palácio;
19) meu compositor preferido é Opus;
20) Chopin fez poucas baladas, pois sofria de tuberculose. Assim não dava para ele cair na gandaia à noite, dançar, beber e curtir as minas, mais parece que ele não era chegado;
21) Cage inventou os quatro minutos de silêncio;
22) há uma espécie de Corais feitos por Bach, que se chamam Florais e são usados como remédios milagrosos;
23) Messias é uma missa de Handel cuja originalidade é ter muitas aleluias;
24) os menestréis e trovadores transmitiam notícias e estavam nas festas. Andavam de cidade em cidade, de castelo em castelo e iam até nos shows de TV;
25) o regente de uma orquestra é igual a um guarda de trânsito maluco porque agita os braços controlando muitos instrumentos na sua frente;
26) os compositores renascentistas reviveram a música, pois ela havia sido morta pela Inquisição;
27) as Fugas de Bach são famosas porque ele não queria ficar preso em nenhum sistema;
28) a música eletroacústica é a mais avançada das tendências da música eletrônica hoje em dia. Seus principais compositores são os DJs e a banda Craftwork;
29) Handel compôs muitas peças geniais para couro;
30) música atonal é aquela sem som ou que explorou o não-som, mais ou menos quase um anti-som. Seus mais importantes criadores são da família Berg: Schoenberg, Albanberg e Weberg. "
quinta-feira, 20 de março de 2008
Acorde Cadencial
Agora, pra quem não tem nada pra fazer e tiver achando tudo um saco, eis aqui uma boa dica...
quinta-feira, 13 de março de 2008
Tônica - Músicas Etapa 1/2008
Pedaço de Mim – A Ópera do Malandro – Chico Buarque
O Malandro – A Ópera do Malandro – Chico Buarque
Sou Feia Mas Tô na Moda – Tati Quebrabarraco
Vou Te Deletar do Meu Orkut – Ewerton Assunção
Different Velocity [Remaster 2005] – Dj Yan
O Trenzinho Caipira – Villa-Lobos (Original)
O Trenzinho Caipira – Villa-Lobos (Egberto Gismonti)
O Trenzinho Caipira – Villa-Lobos (Roberto Correa)
O Trenzinho Caipira – Villa-Lobos (Bois de Gerião)
Navegante das Gerais – Zé Mulato e Cassiano
A Flauta Mágica – W. A. Mozart
Mediante - Músicas Etapa 3/2008
Podres Poderes – Caetano Veloso (provavelemnte será acrescentado também Tropicália)
Pega Ladrão – Gabriel, O Pensador
Rosas – Atitude Feminina
Hunters and Prey - Angra
Caça e Caçador - Angra
Sonata “ Appassionata” - L. V. Beethoven
Marte – Gustav Holst
Ionisation – Edgard Varèse
Jesus Christ Superstar - Andrew Lloyd Webber & Tim Rice
Que País É Esse – Legião Urbana
*Atualizado em 24/02/2010
Supertônica - Músicas Etapa 2/2008
A Grande Família – Dudu Nobre
Dançando Calypso – Banda Calypso
Garota Solitária – Ângela Maria
Quem É? - Silvinho
A Deputada Caiu – Eduardo Dusek
Catirandê – Braguinha Barroso
Intermezzo No.1 - ABBA
O Messias – G. F. Handel: Abertura e Chorus “Hallelujah”
Handel´s Messiah – A Soulful Celebration – Abertura e “Hallelujah”
Cantata BWV 80 – J. S. Bach
*Atualizado em 28/01/2009
quarta-feira, 12 de março de 2008
Motivos para não desistir do PAS...
Então... Convidaram-me para participar de um evento que duraria todo o domingo. Tratava-se do Open Pro 400, no Kartódromo Waltinho Ferrari que fica no Autódromo Nelson Piquet.
- Professor! Tá Maluco!!!??? O que isso tem a ver com motivos pra não desistir do PAS?
Ah! Sabia que alguém ia perguntar...
O regulamento do aberto tinha algumas semelhanças com o PAS: O peso das últimas etapas era maior que o das primeiras.
Nas primeiras eu fui bem com um quinto, um sexto e dois sétimos (pra quem não andava há um ano e meio em karts de 400cc estava ótimo!). Classificariam 14 pra final dos 42 pilotos inscritos... Pela média eu estaria dentro...
Mais uma bateria e o favorito da competição é empurrado e pára nos pneus. A batida é forte mas o piloto Diogo Broka consegue continuar, chega em antipenúltimo e cai bastante na pontuação. Mas a bateria final tem pontuação maior...
Fiz as contas e constatei que se eu chegasse em 7o. teria chances matemáticas com uma combinação dos resutados. Se eu chegasse em 3o. me classificaria. Larguei bem. Fiquei com medo de arriscar mas os outros pilotos iam arriscando cada vez mais até que, numa dessas, alguém me toca... Eu estava em quarto e estava satisfeito, com o toque capinei um pouquinho o gramado da curva 1 e fui pra décimo. Nem classifiquei... Quem ganhou? Perdi a desgrama do link mas a fotinha dele tá aí embaixo...
Resumo da ópera: Quem aparentemente começou se dando mal se deu bem no final... Não desista com os tropeções!!!
É possível tirar o atraso! Se você foi pros pneus na primeira ou na segunda etapa siga o exemplo do Diogo Broka e não tire o pé do acelerador...
Diogo Broka, campeão do 1o. Open Pro 400 Categoria Leves, foi empurrado nas primeiras etapas exatamente nessa curva e nesses pneus.
quinta-feira, 6 de março de 2008
Mediante - 3o. Ano
Lembram que eu falei que tinha uma música muito doida? Clique aqui e descubra o que eu estou falando...
Só uma coisa... Não é nada aleatório viu, podem pegar outra versão que soa igualzinho... Eu até levo partitura pra sala de aula pra vocês conferirem...
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
ACORDE CADENCIAL
E é isso que vou fazer até segunda-feira com este blog. Vou dar uma paradinha... Mas volto, assim que o maestro "baixar a batuta".
Aproveito e indico aqui, para o fim de semana, uma amostra desse tal acorde cadencial (seguido de sua cadência) de um maluco que fez uma cadência nada "Ortodoxa", ou "Clássica", ou " Mozartiana". Enfim, o cara abusou um pouco. No vídeo, lá pros 4:31 minutos, eles chama os músicos pra tocar na cadência fazendo brincadeiras. Isso não deveria acontecer, mas, essa é uma exceção (e eu gostei!). A Cadência tal como deveria ser está apenas em 7:01 e em 7:33, ele, como já disse antes, baixa a batuta e todos voltam a tocar. Vale a pena ver tudo... O cara é bom!
PS: Antigamente o compositor escrevia apenas CADÊNCIA na partitura e deixava o instrumentista desenhar sua própria cadência, mas eles usavam muito os elementos "citados" na obra. Graças a malucos como esses, os compositores, do período Romântico pra frente, passaram a escrever as cadências...
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
SUPERTÔNICA (2o. Ano) - J. S. Bach
Bach era um luterano fervoroso e a maioria esmagadora de suas obras foram compostas com propósitos bíblicos.
SÉRIE SCHOËNBERG
SERIE SCHÖENBERG
Como soa isso? Quer ter uma idéia? Clique aqui! Se tiver paciência tem essa versão aqui também!
Quem já foi meu aluno sabe o que eu digo nessa hora: "Gente, é como um jogo de xadrez..."
E o que isso tem a ver com os posts aqui? Ah! Veja bem... Não havia dito que se o assunto fosse relacionado ao 3o. Ano, por exemplo, o chamaria de Mediante... Então, se é Schöenberg, serve para todos os anos pois seria "pantonal"... para todos...
Então volto já com a primeira postagem (efetiva) da Série Schöenberg.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
SUPERTÔNICA ( 2o.Ano ) - Ondas
Existem sete notas musicais, certo? Dependendo da tonalidade as notas ou acordes mudam suas funções. Então, para não haver problemas na hora de fazer qualquer análise, sobretudo da Harmonia, damos nomes segundo suas funções, e então, eles podem ser manipulados tranquilamente. Ex: Tônica, é o primeiro grau (então, quando o assunto for diretamente relacionado ao 1o. ano, usarei esse título) Supertônica é o segundo grau e Mediante o terceiro. Ué, não são sete? Ah! Claro! É porque usarei apenas os três nos Posts, mas lá vai: 4o. Subdominante, 5o. Dominante, 6o. Superdominante e 7o. grau, depende: pode ser Sensível ou Subtônica.
Chega de blábláblá e vamos ao que interessa!!!
O que vocês notam de interessante no violino além da sua transparência? Só uma colocação: o violino toca de verdade! Mas observe que algumas partes não foram substituídas - pelo que provavelmente seja acrílico - e ainda usam madeira. Essas duas madeiras têm o nome de cavalete (por fora do instrumento) e "alma"(por dentro), é isso mesmo, ALMA.
O cavalete trasmite a "mecânica" produzida pelas cordas ao tampo superior. A vibração, passa também pela alma e também se propaga até o tampo inferior. A combinação de vibrações entre os dois tampos é que caracteriza o timbre do violino.
MÚSICA X MATEMÁTICA???
Antes que eu me esqueça: Música e Matemática tem tudo a ver, viu... Podem colocar isso na cabeça!!!
ACERTE O SEU AÍ...
A idéia principal é reforçar tudo o ministro nas minhas aulas além de tentar alcançar aqueles que por qualquer motivos não as frequenta. Estou entusiasmado com a idéia do blog pois sou um "metido a besta" tecnológico: tudo o que tem tecnologia, sequer um pouquinho (um pouquinho mesmo, tal como um violino, por exemplo) me chama atenção. Se eu não fosse músico, com certeza, seria engenheiro mecatrônico...
Isso é tudo, por hora! Sejam bem-vindos e espero que vocês, alunos, amigos e internet surfers aproveitem pois, esse blog não é o Itaú, mas foi feito pra você!
Um videozinho pra mostrar meu lado pai-coruja...